- junho 28, 2016
- por Qualit
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A utilização do WhatsApp como ferramenta de marketing e vendas tem sido um dos tópicos mais discutidos entre vários profissionais da área recentemente. O WhatsApp ganhou grande importância como ferramenta comercial pelas empresas após a sua aquisição pelo Facebook por US$19 bilhões. Afinal, quando uma marca como Facebook faz uma aquisição como esta, só podemos esperar que esta plataforma ofereça grande potencial comercial.
Sendo assim, empresas de todos os portes têm explorado possíveis formas de utilizar o WhatsApp como canal de comunicação e desenvolvimento de relacionamento com clientes. A utilização comercial do WhatsApp oferece uma série de benefícios, porém é necessário ter alguns cuidados.
Existem três formas pelas quais é possível enviar mensagem de texto, áudio, vídeo e compartilhar links da web pelo WhatsApp.
1 – Mensagem pessoal: Alto consumo de tempo e não é escalável. A mensagem é enviada de forma privada para um de seus contatos. É recomendada para vendas personalizadas e atendimento a clientes.
2 – Grupo: A mensagem é enviada para todos os membros de um determinado grupo. Todos podem visualizar e responder as mensagens dentro do grupo. Não é muito utilizada como fins de marketing.
3 – Lista de divulgação: A mensagem é enviada para todos os membros da lista de contatos, porém diferente do envio em grupo, um membro não visualiza a resposta de outro membro. Esta é a forma mais utilizada para fins de marketing e é altamente escalável.
Vantagens na utilização do WhatsApp
1 – Envio gratuito: É possível enviar uma mensagem para toda sua base de contatos sem custo algum. Diferente de outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, tudo que você publica possui um alcance restrito, sendo necessário que se pague para aumentar a visibilidade das publicações.
2 – Alto engajamento: Seus contatos são alertados quando recebem uma mensagem. Desta forma, segundo uma pesquisa realizada pela DigitalDefynd, 70% das mensagens são visualizadas dentro de poucos minutos, o que é uma performance muito maior do que o envio de email marketing.
3 – Escalabilidade e privacidade: Você poderá entrar em contato com seus clientes e ao mesmo tempo sem correr o risco de situações complicadas como comentários indesejados em redes socias.
4 – Pouca concorrência: Diferente do Facebook, Instagram e Twitter, o WhatsApp ainda é um ambiente pouco desbravado e consequentemente com pouca concorrência.
5 – Contatos altamente interessados: Os contatos do WhatsApp são clientes ou potenciais clientes de alto interesse, afinal, eles forneceram seus números de telefones. Pesquisas revelam que o número de opt-out (descadastro) é extremamente baixo e a taxa de conversão altíssima se comparado com outras redes sociais.
Desvantagens da utilização do WhatsApp
Devemos ter em mente que fazer venda pelo WhatsApp não é só um mar de rosas, afinal, a plataforma foi criada para comunicação pessoal e não para divulgação de alta escala.
1 – Complexidade para estabelecer o relacionamento: São duas as formas principais de se estabelecer um relacionamento por WhatsApp:
-
O cliente visualiza o seu número de WhatsApp e faz o primeiro contato
-
O cliente fornece seu celular e você faz o primeiro contato
Ambas as formas são mais complexas do que simplesmente clicar em um botão de curtir ou seguir.
2 – Limites de divulgação: WhatsApp limita em 256 contatos por grupo. Em contrapartida não há limite de grupos que você pode criar. De qualquer forma, ter grande volume e divulgação com WhatsApp, demanda um grande trabalho manual.
3 – WhatsApp está atrelado a um número de telefone: É necessário que se tenha um telefone dedicado para trabalhar o WhatsApp.
4 – Análise de performance manual: Enquanto outras redes sociais oferecem ferramentas de análise de suas campanhas, com o WhatsApp, esta análise é feita de forma manual. É possível utilizar tags UTM para ajudar a rastrear o tráfego gerado pela divulgação do WhatsApp.
5 – Limitação de carga: Muitas pessoas relatam que o WhatsApp muitas vezes tem a tendência de fechar ao enviar mensagem para mais de uma lista de divulgação ao mesmo tempo.
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