5 dicas para otimizar a sua rotina de contas a pagar

A rotina de contas a pagar garante informações para uma melhor tomada de decisão

sobre todos os compromissos de sua empresa que representem o desembolso de Recursos. As contas a pagar são compromissos assumidos ou já quitados pela empresa, representadas por compras de insumos, de equipamentos, salários, concessionária, entre outros.

 

Confira as dicas que preparamos para melhor organização e gestão das contas a pagar:

 

1 | Organize os títulos constantemente

A Organização é um elemento chave para a continuidade e saúde da sua empresa, controlando os vencimentos e principalmente a previsão de baixa, antecipando ou postergando os pagamentos de acordo com seu fluxo de caixa. É sempre importante ter a apropriação dos títulos corretamente, para facilitar os pagamentos!

 

2 | Mantenha o fluxo de caixa atualizado (Previsto)

O fluxo de caixa é a principal ferramenta para o gestor tomar as decisões de pagamentos, pois permite o monitoramento das entradas e saídas de dinheiro, no período, podendo fornecer dados como a previsão do saldo no futuro.

 

3 | Mantenha a comunicação com os outros setores

Principalmente com o setor de compras, pois é ele quem negocia, realiza cotações e controla seu estoque. Verificar como o fluxo de compras está sendo executado facilita e diminui o desperdício de dinheiro.

 

4 | Facilite os pagamentos

Todos os bancos têm sistemas de pagamento eletrônico, procure lançar suas contas a pagar no sistema do seu banco, gerando segurança para sua empresa, facilidade para os funcionários e controle para os gestores que terão a consulta do que está sendo pago no período como também sua aprovação.

 

5 | Busque um Software

É importante ter um software confiável, que ofereça um suporte adequado para a sua necessidade. O produto vai facilitar e dar continuidade ao seu negócio mesmo com a rotatividade de pessoas.

 

Esperamos que essas dicas te ajudem a organizar melhor as contas da sua empresa. E o que mais você gostaria de saber? Conta pra gente, pois a nossa missão é descomplicar!

O que você achou? Comente