6 benefícios de se ter um bom orçamento e planejamento de obra

Em busca do menor custo e qualidade de seus serviços, o mercado da construção percebe a necessidade de um bom planejamento e orçamento de obra. Num mercado cada vez mais exigente, cortar custos e aumentar a rentabilidade das obras é primordial, portanto a boa execução dela exige detalhes das etapas e todas as fases da sua construção.

Muito mais que um documento com uma relação precificada, o orçamento de obra tem como objetivo estimar todas as variáveis econômicas financeiras , desde o inicio do projeto à sua conclusão. Por isso, quanto mais eficiente for o orçamento, mais útil ele se torna para controle dos custos, negociação com fornecedores, alocação de equipamentos e cumprimento de metas e prazos.

Se o seu orçamento não estiver apresentando um grau de precisão compatível com a margem de erro esperada, ele pode estar influenciar nos resultados financeiros.

Confira 6 benefícios em se ter um bom Orçamento e Planejamento de obra na sua empresa:

  1. Análise de viabilidade econômico-financeira do empreendimento;
  2. Levantamento de materiais e de serviços;
  3. Levantamento do número de operários para cada etapa de serviços;
  4. Cronograma físico ou de execução da obra, bem como o cronograma financeiro;
  5. O acompanhamento sistemático da aplicação de mão-de-obra e materiais para cada etapa de serviço;
  6. Controle da execução da obra. Elaborar um orçamento e controlar os custos são tarefas sérias, que podem resultar em lucro ou prejuízo para a empresa.

Para não ter surpresas com custos imprevistos na obra, faça orçamento e planejamento de obra.

O que você achou? Comente