Marketing Imobiliário

Embora a literatura sobre o marketing imobiliário ainda seja muito restrita no Brasil, reuniremos uma série de informações sobre o assunto periodicamente. E já nesta edição você conhecerá, através de uma introdução, o marketing sobre a ótica imobiliária.

De acordo com a AMA – American Marketing Association, “marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”.  Apesar de sua importância, a literatura sobre o marketing imobiliário ainda é muito restrita no Brasil, então nosso objetivo com essa edição é apresentar uma introdução e nos outros meses, aleatoriamente ou periodicamente, reunir informações relevantes e enriquecer nosso conhecimento sobre o assunto e transformá-los em oportunidades.

As técnicas de marketing aplicadas nas empresas de construção civil, na maioria das vezes estão atreladas ao departamento de vendas. Muitas vezes as construtoras e afins se preocupam demais com o P de Produto e acabam deixando de lado as estratégias de outros pilares do marketing.

Quando temos noção de que o marketing é algo bem amplo, que faz parte de uma estratégia maior, envolvendo desde os aspectos fundamentais de uma organização até à forma como ela se comunica com o seu público, as nossas chances de sucesso aumentam significativamente. A pesquisa prévia, ainda no desenvolvimento do projeto, para identificar o que é realmente relevante para o consumidor é essencial. É importante pensarmos que ter um local para morar é necessidade básica, porém deve-se levar em consideração os desejos e demais necessidade do consumidor, assim que os diferenciais serão agregados ao empreendimento. O que podemos perceber a partir disso é que o marketing não se limita apenas à “divulgação” conforme muita gente pensa.

Evoluindo um pouco mais, podemos trazer novamente, para ilustrar, a teoria dos 4 P´s formulada por Jeremy McCarthy e imortalizada por Philip Kotler, que é o composto de marketing, ou “mix de marketing”. São eles: produto (product), preço (price), ponto de venda (place) e promoção (promotion).

Trazendo esta lógica para o mercado imobiliário, podemos ver que o marketing imobiliário é o conjunto destes 4 fatores, onde “produto” seria um empreendimento imobiliário; “preço” seria a política de preço praticada; “ponto” seria a localização e “promoção”, seriam os esforços realizados para divulgação. Ou seja, não basta uma campanha publicitária bem sucedida se não houver um bom produto, assim como não basta um bom produto se a localização não for condizente com a sua realidade.

Portanto, podemos definir que “marketing imobiliário é um conjunto de processos que envolvem desde o desenvolvimento imobiliário, definição do projeto, processo de incorporação, estratégias de comunicação até o pós-vendas e relacionamento com clientes”.

Processos estes que envolvem colaboradores, clientes, parceiros, governos e sociedade como um todo, enfim, todos os stakeholders do negócio imobiliário. Hoje, não se faz um empreendimento imobiliário sem pensar em como equilibrar todos estes itens.

Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Novidade

É fundamental rever a Norma de Desempenho de Edificações

LER MAIS
Novidade

Como melhorar as apropriações dos custos da sua empresa

LER MAIS
Novidade

5 dicas para otimizar a sua rotina de contas a pagar

LER MAIS
Novidade

Qual a diferença entre o eSocial e a EFD-REINF?

LER MAIS
Novidade

EFD-REINF impacta na Construção Civil?

LER MAIS
Novidade

Segunda fase do eSocial

LER MAIS
Novidade

O que é a EFD-REINF do eSocial e como ela deve ser implementada no seu negócio?

LER MAIS
Novidade

Planejamento urbano: a tendência dos condomínios horizontais

LER MAIS
Novidade

10 segredos para ter êxito no processo de informatização da sua empresa

LER MAIS
Novidade

O desafio das empresas num cenário de crise

LER MAIS
Novidade

ABRAMAT: Regularidade é a expectativa da maioria na indústria de materiais de construção

LER MAIS
Novidade

A recuperação do segmento de Construção Civil

LER MAIS
livro IBI Brasil: Legados e Conquistas
Novidade

Instituto Brasileiro de Impermeabilização lança livro

LER MAIS
Novidade

Como a realidade virtual pode revolucionar o mercado imobiliário

LER MAIS
Qualit - Tecnologia da informação
Novidade

O mercado imobiliário em 2018

LER MAIS
Qualit - Tecnologia da informação
Novidade

Planejamento da comunicação na Construção Civil

LER MAIS
Qualit - Tecnologia da informação
Novidade

6 razões pra investir em um ERP antes de terminar 2016

LER MAIS
Qualit - Tecnologia da informação
Novidade

3 coisas que não podem faltar no seu Diário de Obras

LER MAIS
O que você achou? Comente