- outubro 19, 2015
- por Qualit
- Novidade
- Sem comentários
As vantagens de se implantar um sistema de gestão de qualidade vão desde o aumento do nível de organização interna, o controle da administração à produtividade. Além desses benefícios, também leva a redução de custos e do número de erros e melhora a credibilidade junto a seus clientes.
Para o mercado da construção civil, as normas NBR ISO 9001:08 e Referencial SiAC / PBQP-H são alvo dos empreendedores que tem uma visão mercadológica de médio e longo prazo.
O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é um instrumento do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996). A sua meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. A busca por esses objetivos envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos.
A norma NBR ISO 9001 é aplicável a qualquer produto, a qualquer tipo de serviço e a qualquer tamanho da organização. É também compatível com outros sistemas de gestão e focada em melhoria contínua. Além disso, é voltada para os resultados dos negócios. Ao se implantar um Sistema de Gestão da Qualidade busca-se algo que seja compatível com a organização, que agregue valor e que seja interligado com outros processos organizacionais.
Com um sistema de Gestão da Qualidade implantado, informações importantes para a tomada de decisão são extraídas de forma simples e rápida melhorando a gestão de documentação, gerenciamento de processos, práticas de comunicação interna e aumento de produtividade.
Os benefícios em implantar um sistema de gestão da qualidade na construção civil oferecem melhorias para várias partes interessadas:
Para as empresas, a oportunidade de aumentar sua competitividade, por meio da redução de desperdícios, melhor formação dos profissionais, melhor gestão e acesso aos projetos, materiais, componentes e adequação das normas técnicas.
Para os contratantes do setor público, a oportunidade de utilizar seu poder de compra como forma de selecionar os fornecedores com maior qualidade, otimizando o uso dos recursos públicos, solicitando no processo licitatório os Atestados de Qualificação. Para o consumidor, a oportunidade para utilizar seu poder de compra, dando preferência às empresas que produzem com qualidade.
Para que sua empresa possa também usufruir destes benefícios, existem soluções especializadas em gestão de obras. Estas soluções permitem acesso de qualquer lugar, a qualquer hora e com investimentos bem acessíveis.
Se você tem interesse em saber mais sobre o módulo Gestão da Qualidade, entre em contato conosco através do e-mail marketing@qualit.com.br ou no (81) 3465-0696.
Assine nossa newsletter!
Posts relacionados
Planejamento urbano: a tendência dos condomínios horizontais
Como a realidade virtual pode revolucionar o mercado imobiliário
Posts recentes
- Revestimentos Autolimpantes: A Solução Inovadora para Superfícies Limpas e Duradouras 14 de outubro de 2024
- Concreto Leve: Inovação na Construção Civil 23 de setembro de 2024
- Plano de Gerenciamento de Resíduos para Construção Civil – PGRCC – Recife. 14 de agosto de 2024
- Licenças e Laudos dos Bombeiros: CLCB e AVCB. 29 de julho de 2024
- Piso de Concreto: Durabilidade, Resistência e Sustentabilidade na Construção Civil 9 de julho de 2024