Complexos multiuso

Duas das maiores empreiteiras do Brasil investem na construção de complexos multiusos, onde trabalho, lazer e moradia estão reunidos num mesmo espaço. Em agosto, a construtora Camargo Corrêa lançou o Jurubatuba Empresarial, e a OR (Odebrecht Realizações) Imobiliárias, empresa da organização Odebrecht, lança o empreendimento Cidade Viva.

O complexo da OR reúne um condomínio comercial com 448 salas, dois residenciais e uma área de conveniência com lojas e serviços. A construção das salas comerciais deve iniciar em 2014 e os residenciais ainda não têm data prevista.

O diretor de Incorporações da OR, Elton Santi, disse que o espaço de conveniência terá nove lojas multiuso com o objetivo de oferecer facilidade aos usuários das salas. “O local reúne lojas que atenderão principalmente as salas comerciais, mas também o público dos outros empreendimentos”.

Milton Bigucci, presidente da Acigabc, a associação das construtoras na Região, falou que os complexos multiusos são uma tendência. “É um modelo de negócio que busca reunir hotéis, restaurantes, shoppings, condomínios residenciais e comerciais em um mesmo espaço, evitando grandes deslocamentos das pessoas.

O economista Sandro Maskio explica que esses empreendimentos são uma tendência até mesmo do ponto de vista da arquitetura, que aproveita grandes áreas com múltiplas funções. “É um cenário futurista, uma forma interessante de estruturar grandes espaços com o objetivo de economizar recursos e serviços, uma vez que as empresas reunidas rateiam os custos”.

 

Posts relacionados

O que você achou? Comente