- abril 15, 2020
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Introdução:
Nos tempos atuais fica cada vez mais evidente a grande concorrência entre as empresas, entretanto a tecnologia nos disponibiliza novas ferramentas que possibilitam atrair cada vez mais um público alvo com o perfil de novos clientes e fidelizar aqueles que já o são, mantendo assim uma conexão constante entre a sua marca e o seu público.
No nosso blog focamos em assuntos relacionados ao mercado da construção civil, porém boas práticas de atendimento devem ser aplicadas em quaisquer segmentos de mercado. A Qualit tem uma sugestão de facilitadores para que você possa fidelizar cada vez mais seu público alvo.
A sua comunicação virtual não deve ser limitada só a partir do site da empresa, as redes sociais e outros canais são importantes para atrair novas pessoas interessadas, uma sólida presença digital transmite maior credibilidade, traz uma melhor visibilidade e possibilidade a captação de novos clientes, fornecedores e parceiros para seu negócio. Nessa matéria vamos ver como aplicar algumas dessas ferramentas junto ao seu relacionamento digital com o mercado.
1º Dica: Entenda as principais demandas do seu público.
Seja um cliente ativo ou um prospect, eles procuram sua empresa para resolver algum tipo de situação, você deve fazer um mapeamento dessas demandas e tratar cada uma em ordem de prioridade, atender bem quando solicitado é uma situação inteligente para atrair e fidelizar seus clientes. Peça ajuda a sua equipe de TI, veja o que os clientes mais acessam o seu site, quais publicações chamam maior atenção para focar na solução.
Por exemplo: Clientes buscam meu site para abrir chamados técnicos para solicitação de assistência técnica, ou impressão de boleto. Mapeando as necessidades vamos para segunda prática.
2º Dica: Automatize os atendimentos.
Independentemente da solicitação ser simples ou complexa a tecnologia está para ajudar o seu negócio, sistemas podem ser vinculados ao seu site para que o cliente formalize automaticamente o chamado e soluções podem ser enviadas de forma imediata para seu cliente, como também pode se buscar a informação que ele necessita sem interferência direta de nenhum funcionário, isso gera credibilidade e padronização para seu negócio.
Caso a demanda não possa ser automatizada, é importante o auxilio de uma ferramenta que possibilite o registro e a classificação por ordem de prioridade, direcionando para que o colaborador responsável e passe o feedback de forma adequada ao solicitante determinado o tempo necessário para sua resolução, mantendo sempre bem claro os prazos necessários para cada etapa do processo até a sua resolução.
3º Dica: Diversifique os canais de atendimento da sua empresa.
A conectividade e rapidez no atendimento são premissas importantes para satisfazer o cliente, como cada um tem um perfil diferenciado a diversificação dos canais de atendimento traz uma opção para conseguir atender os diversos perfis encontrados, deixando satisfeito com o meio e modo de comunicação com sua empresa. Por isso é preciso investir sempre na melhoria dos canais de atendimento. Hoje no mercado estão disponíveis diversas ferramentas com o objetivo de facilitar esse acesso e com possibilidade de conectividade com as redes sociais, possibilitando assim vários canais de atendimento vinculado diretamente a sua marca, como por exemplo:
- FAQ.
- E-mail.
- Redes Sociais.
- WhatsApp.
- Telefones.
- Chat Bots.
Independentemente da forma de comunicação deve se institucionalizar um padrão de atendimento, garanta a consistência em cada um e veja qual é o mais produtivo para você e invista em formas de facilitar esse tipo de comunicação.
4º Dica: Sempre analise o feedback dos clientes.
A sabedoria popular sempre foi um fator importante nas soluções de problemas, não basta aplicar um questionário de satisfação sem que ele forneça informações estratégicas para você melhorar o seu atendimento, e passar um retorno para o cliente é crucial para fidelização.
Entenda como que o cliente percebeu o seu atendimento, se foi no prazo que ele estava esperando e o nível de conhecimento da sua equipe, não adianta ter as melhores ferramentas se a sua equipe não estiver apta a resolver as diversas situações, investir em capacitação de pessoas é crucial para toda essa engrenagem ter sucesso.
Veja quais soluções a Qualit tem para agregar ao seu site, entre em contato: contato@qualit.com.br
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