4 Tendências para Construção Civil.

  • maio 17, 2022
  • por Qualit
  • Artigo
  • Comentários desativados em 4 Tendências para Construção Civil.

A crescente competitividade no segmento da construção civil faz as empresas buscarem novas soluções, visando melhorar os objetivos e ao mesmo tempo otimizar os resultados. Muitas dessas ferramentas estão ligadas a tecnologia e o nosso blog selecionou quatro tendências que vão impactar diretamente o fluxo de trabalho, além de agregar valor ao produto final no quesito desempenho e eficiência de seus projetos.

1. Implantação da norma de desempenho:

Esse conjunto de diretrizes estabelece o  escopo técnico das edificações no que tange a acústica, manutenção e  termodinâmica.  Desde então não existiam definições para esses quesitos até a customização da Norma ABNT NBR 15575 – Desempenho de Edificações Habitacionais. É uma ferramenta que   agrega muito em termos de segurança, qualidade na construção, além de estabelecer o mínimo exigido. Também determina valores intermediários e superiores, esses valores estarão diretamente ligados aos objetivos, funções e principalmente a classificação de cada edificação. Segundo a CBIC NBR não tem força de lei, mas as empresas poderão ser contestadas na Justiça com base nas referências presentes na norma. Só não terão que atendê-la as obras concluídas, reformas, obras provisórias e as construções em andamento, iniciadas legalmente, antes da sua vigência.

2. Digital Twin:

A ideia central do Digital Twin em qualquer área é a conversão de objetos reais em modelos digitais, a fim de realizar um plano elaborado de testes no ambiente computacional, avaliando e corrigindo a partir dos resultados dos testes, antes que ele seja experimentado de maneira mais eficiente em nossa realidade. Para a construção civil é de fundamental relevância na redução de custos, mas principalmente para análise de fatores que diminuirão as incertezas do projeto, aumentando assim a possibilidade de sucesso do empreendimento. Veja os detalhes:

A conversão digital do empreendimento agrega no planejamento a partir do canteiro até o acabamento, em termos de segurança, celeridade e qualidade, por conta da possibilidade dos profissionais observarem possíveis pontos críticos que possam afetar o desempenho do projeto.

Em geral a sociedade receberá projetos com mais qualidade e durabilidade, atingindo os objetivos originais de sua concepção.  

Essa tecnologia também impacta na execução, por gerar previsibilidade dos eventos, a partir das medições a versão digital é constituída, podendo realizar avaliação de previsto x realizado de forma instantânea;

Além de você obter ganho de tempo com a melhoria de seu planejamento.

3. Roupas Tecnológicas:

Essas tecnologias vestíveis (Wearables o termo em Inglês), consistem em um conjunto de dispositivos com tecnologia embarcada incorporada nos equipamentos que os colaboradores de campo utilizam como capacetes, cintos, relógios, óculos, roupas, etiquetas e sensores. Esses itens inteligentes podem gerar várias camadas de informações, detectar a localização, facilitar a comunicação e aperfeiçoar a segurança de sua equipe. Os Wearables estão na prateleira da vanguarda dos equipamentos de proteção individual e coletivo.

Atualmente é bastante comum você observar a utilização de relógios inteligentes, eles facilitam nossa vida na detecção do celular, monitoramento cardíaco, no acompanhamento das redes sociais entre outros. A facilidade foi estendida para os itens vestíveis da construção, essa tecnologia agregada pode reduzir o tempo das atividades, ajudar na prevenção de acidentes, simplificar as vistorias da equipe de segurança do trabalho e aumentar a qualidade do seu serviço.

Veja nosso artigo específico sobre Wearables: https://qualit.com.br/wearables/

4. Drones:

No início da sua popularização os Drones eram utilizados para fins de recreação, com o desenvolvimento da tecnologia passaram a possuir rapidamente uma grande quantidade de funcionalidades e inteligência embarcada. Atualmente estão sendo utilizados em vários setores e com diversas aplicações distintas, com alguns até sendo controlados via satélite.

Os Drones são grandes exemplos de como a tecnologia e a inovação vêm para impactar o modo de produção da indústria da construção civil, eles também são chamados de “VANTs – Veículos aéreos não tripulados”.

Veja nosso artigo específico sobre Drones: https://qualit.com.br/drones/


Gostou? Acompanhe mais matérias em nosso blog da construção civil: https://qualit.com.br/blog/


Posts relacionados

Artigo

Dicas para deixar o seu orçamento mais assertivo.

LER MAIS
Artigo

4 Tendências para Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

BIM: Uma evolução para a construção civil.

LER MAIS
Artigo

Importância de reutilização da água no canteiro de obras.

LER MAIS
Artigo

Sustentabilidade – Celulose e Engenharia.

LER MAIS
Artigo

O uso de vidro na Engenharia Civil.

LER MAIS
Artigo

Engenharia de Custos

LER MAIS
Artigo

Use e Abuse: Relação de Recebimentos (Imposto de Renda)

LER MAIS
Artigo

Dimob

LER MAIS
Artigo

Saiba sobre o concreto na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

Importância dos materiais cerâmicos na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

A importância da acessibilidade nas edificações.

LER MAIS
Artigo

Como avaliar seus fornecedores de forma eficiente

LER MAIS
Artigo

Semana ENIC 2021

LER MAIS
Artigo

Quem é novo consumidor imobiliário?

LER MAIS
Artigo

Acompanhe os resultados das mídias sociais na sua construtora.

LER MAIS
Artigo

Conheça o Programa Casa Verde e Amarela

LER MAIS
Artigo

Como vender mais com o Marketing Digital

LER MAIS