Importância de reutilização da água no canteiro de obras.

  • abril 5, 2022
  • por Qualit
  • Artigo
  • Comentários desativados em Importância de reutilização da água no canteiro de obras.

No decorrer do tempo a água sempre foi fundamental para a construção civil. Esse essencial recurso é utilizado numa série de aplicações, como por exemplo: compactação do solo, misturas de concreto, argamassas, gesso, na limpeza de equipamentos e ambientes, entre outros. Depois de sua utilização muitas vezes é necessário realizar um adequado descarte ou tratamento para sua reutilização, é nesse segundo ponto que nossa matéria vai focar. Venha conosco, hoje vamos apresentar os principais benefícios da reutilização da água.

1. Redução de custos – Com a instalação de um sistema de captação das chuvas, que em geral, é um investimento bem reduzido e seu retorno é apresentado a curto prazo. A reutilização das águas da chuva é uma forma muito eficaz de apresentar redução direta no custo desse recurso. Em média, a economia pode chegar  em até 50% mensalmente. Como normalmente a água é muito utilizada no canteiro, esse percentual se traduz em valores significativos no final da execução do empreendimento.

2. Sustentabilidade – Um dos pilares da sustentabilidade é exatamente no que tange o tratamento e reutilização da água, e nas obras civis não é diferente. Institucionalizar essa cultura nas suas edificações ajuda a sociedade e as instituições na administração e conservação desse recurso, além de gerar um engajamento dos colaboradores. Podendo ser além disso  uma publicidade positiva do mercado. Essas ações agregam  valor ao seu produto ou serviço.

3. Ganho de produtividade e continuidade dos serviços – Quando sua empresa possui práticas de reutilização, toda a cadeia ganha em produtividade, pois em geral, sua empresa  não dependerá totalmente da concessionária, caso falte água por qualquer tipo de problema ou em caso de racionamento suas atividades ainda vão permanecer ativas, ou seja, sua empresa ganha autonomia  para atender os prazos.   

O reaproveitamento das águas em seu canteiro, além de ser uma prática relativamente simples de ser adotada, reverte em grandes vantagens para a manutenção de seus serviços, diminuição de custos a curto prazo e principalmente, é uma prática que visa a continuidade desse recurso a longo prazo, gostou? Continue lendo outros artigos de sustentabilidade já publicados, como por exemplo:  Sustentabilidade em obras de edificações

Sustentabilidade em obras de edificações.

Posts relacionados

Artigo

4 Tendências para Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

BIM: Uma evolução para a construção civil.

LER MAIS
Artigo

Importância de reutilização da água no canteiro de obras.

LER MAIS
Artigo

Sustentabilidade – Celulose e Engenharia.

LER MAIS
Artigo

O uso de vidro na Engenharia Civil.

LER MAIS
Artigo

Engenharia de Custos

LER MAIS
Artigo

Use e Abuse: Relação de Recebimentos (Imposto de Renda)

LER MAIS
Artigo

Dimob

LER MAIS
Artigo

Saiba sobre o concreto na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

Importância dos materiais cerâmicos na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

A importância da acessibilidade nas edificações.

LER MAIS
Artigo

Como avaliar seus fornecedores de forma eficiente

LER MAIS
Artigo

Semana ENIC 2021

LER MAIS
Artigo

Acompanhe os resultados das mídias sociais na sua construtora.

LER MAIS
Artigo

Quem é novo consumidor imobiliário?

LER MAIS
Artigo

Conheça o Programa Casa Verde e Amarela

LER MAIS
Artigo

Como vender mais com o Marketing Digital

LER MAIS
Artigo

Indicadores de desempenho: imprescindíveis à gestão

LER MAIS