Saiba mais sobre o PBQP-H.

Introdução:

Visando transformar a área da construção em um setor mais produtivo e sustentável,em 1998 o Governo Federal criou o PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), que está relacionado à secretaria Nacional de Habitação. Esta certificação é regida pela portaria de número 383 de 14 de julho de 2018. Construtoras e incorporadoras com esse certificado tem direito aos incentivos do Governo Federal como, por exemplo, o programa “Minha casa Minha vida”, além de poder participar de licitações, serviços e obras públicas com financiamento junto à CEF – Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil. Hoje vamos falar um pouco mais dessa certificação para você!

Principais Objetivos do PBQP-H:

  • Aumentar a produtividade aplicando novas tecnologias já certificadas e processos mais eficientes, evitando o retrabalho e a perda de recursos;
  • Planejar, Controlar, Executar e Medir de forma padronizada, criando rotinas para diferentes categorias de serviços, tomando sempre como base as normas técnicas;
  • Melhorar a imagem da empresa certificada e criar oportunidades de mercado junto aos investidores, instituições de crédito, fornecedores e clientes;
  • Compor e Qualificar sua mão de obra.

Principais Oportunidades de você obter o PBQP-H:

  • Participação de projetos do Governo Federal;
  • Participação de licitações nas esferas estaduais e municipais;
  • Benefícios do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social;
  • Aprovação de projeto com a participação da CEF e as demais instituições de créditos públicas e privadas;
  • Ao credenciar os empreendimentos no PBQP-H você obtém junto ao mercado um alto valor agregado ao seu produto.

O PBQP-H tem como base as diretrizes do SiAC (O Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil), veja as principais características desse sistema:

  • Implantar e Controlar os serviços executados conforme a aplicação das normais regulamentadoras;
  • Garantir recursos para a implantação de novas tecnologias e otimização da cadeia produtiva como também a atualização dos processos de qualidade do SiAC;
  • Garantir a impessoalidade para os critérios de avaliação, e transparência no processo de certificação.

Para mais detalhes acesse: http://qualit.com.br/siac/

O que é preciso para obter a certificação PBQP-H:

A certificação serve para comprovar a excelência dos serviços de sua empresa para o mercado como um todo: clientes, investidores, instituições financeiras e o governo. A certificação garante maior controle e aproveitamento de todos os recursos da cadeia produtiva, além de incentivar a melhoria do setor através de inovações tecnológicas para as construções. Para sua empresa ter a certificação, você basicamente precisa atender alguns critérios de qualidade:

  • Comprovar a partir de auditorias externas e internas que pelo menos 50% dos serviços executados até o momento da vistoria são controlados pelos princípios do SiAC(O Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil)
  • Aplicar o SiAC relacionado ao seu nível de certificação (A ou B);
  • Ter a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para os empreendimentos com a certificação;
  • Estabelecer uma lista base de verificação dos serviços e materiais controlados, respeitando as exigências específicas dos Requisitos Complementares ao qual está declarado nas normas regulamentadoras;
  • Identificar e gerenciar os processos necessários para o Sistema de Gestão de Qualidade e sua aplicação por toda a rede produtiva e estabelecer critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle desses processos sejam eficazes;
  • Implementar ações necessárias para atingir as metas estabelecidas do programa e sempre realizar uma análise comparativa visando um ciclo de melhoria contínua.

Níveis da Certificação:

Até 2018 eram quatro níveis para essa certificação, no cenário atual a certificação basicamente é compreendida em dois níveis  A e B, vamos detalhar cada nível.

Nível A – Excelência para os serviços prestados: basicamente a empresa obtém o nível A ao implementar e controlar 100% dos requisitos normativos e pelo SiAC.

Nível B – Comprovar alguns pontos críticos de qualidade e produtividade de sua empresa: os principais pontos de controle se interligam com a gestão de relacionamento com o cliente, aplicação de processos organizacionais, planejamento e execução controlada dos serviços.

A certificação se baseia no ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT  “Planejar, Fazer, Checar e Agir”). Todo esse planejamento parte do direcionamento da empresa, que deve institucionalizar todos esses conceitos apresentados e destinar recursos para sua aplicação. Veja como a Qualit Construção pode lhe ajudar a implantar essa certificação. Entre em contato conosco!

Contatos :4007-2498 – contato@qualit.com.br

Posts relacionados

Artigo

Semana ENIC 2021

LER MAIS
Artigo

Quem é novo consumidor imobiliário?

LER MAIS
Artigo

Acompanhe os resultados das mídias sociais na sua construtora.

LER MAIS
Artigo

Conheça o Programa Casa Verde e Amarela

LER MAIS
Artigo

Como vender mais com o Marketing Digital

LER MAIS
Artigo

Indicadores de desempenho: imprescindíveis à gestão

LER MAIS
Artigo

Wearables na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

Tecnologias Utilizáveis

LER MAIS
Artigo

Principais indicadores – Suprimentos.

LER MAIS
Artigo

Melhore sua experiência digital.

LER MAIS
Artigo

Conhecendo o Qualit Construção – Gestão de Obras.

LER MAIS
Artigo

Principais Indicadores: Financeiro.

LER MAIS
Artigo

ERP Qualit Construção: Suprimentos.

LER MAIS
Artigo

Utilização de Drones na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

ERP Qualit Construção: Uma Plataforma de Resultados.

LER MAIS
Artigo

Tendência na construção civil: Concreto Autocicatrizante.

LER MAIS
Artigo

As Fichas de Verificação são importantes ferramentas para o controle e a padronização na execução dos serviços.

LER MAIS
Artigo

Riscos na Construção Civil.

LER MAIS
O que você achou? Comente