- agosto 19, 2020
- por Conteúdo Blog
- Artigo
- Sem comentários
Introdução:
Visando transformar a área da construção em um setor mais produtivo e sustentável,em 1998 o Governo Federal criou o PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), que está relacionado à secretaria Nacional de Habitação. Esta certificação é regida pela portaria de número 383 de 14 de julho de 2018. Construtoras e incorporadoras com esse certificado tem direito aos incentivos do Governo Federal como, por exemplo, o programa “Minha casa Minha vida”, além de poder participar de licitações, serviços e obras públicas com financiamento junto à CEF – Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil. Hoje vamos falar um pouco mais dessa certificação para você!
Principais Objetivos do PBQP-H:
- Aumentar a produtividade aplicando novas tecnologias já certificadas e processos mais eficientes, evitando o retrabalho e a perda de recursos;
- Planejar, Controlar, Executar e Medir de forma padronizada, criando rotinas para diferentes categorias de serviços, tomando sempre como base as normas técnicas;
- Melhorar a imagem da empresa certificada e criar oportunidades de mercado junto aos investidores, instituições de crédito, fornecedores e clientes;
- Compor e Qualificar sua mão de obra.
Principais Oportunidades de você obter o PBQP-H:
- Participação de projetos do Governo Federal;
- Participação de licitações nas esferas estaduais e municipais;
- Benefícios do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social;
- Aprovação de projeto com a participação da CEF e as demais instituições de créditos públicas e privadas;
- Ao credenciar os empreendimentos no PBQP-H você obtém junto ao mercado um alto valor agregado ao seu produto.
O PBQP-H tem como base as diretrizes do SiAC (O Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil), veja as principais características desse sistema:
- Implantar e Controlar os serviços executados conforme a aplicação das normais regulamentadoras;
- Garantir recursos para a implantação de novas tecnologias e otimização da cadeia produtiva como também a atualização dos processos de qualidade do SiAC;
- Garantir a impessoalidade para os critérios de avaliação, e transparência no processo de certificação.
Para mais detalhes acesse: http://qualit.com.br/siac/
O que é preciso para obter a certificação PBQP-H:
A certificação serve para comprovar a excelência dos serviços de sua empresa para o mercado como um todo: clientes, investidores, instituições financeiras e o governo. A certificação garante maior controle e aproveitamento de todos os recursos da cadeia produtiva, além de incentivar a melhoria do setor através de inovações tecnológicas para as construções. Para sua empresa ter a certificação, você basicamente precisa atender alguns critérios de qualidade:
- Comprovar a partir de auditorias externas e internas que pelo menos 50% dos serviços executados até o momento da vistoria são controlados pelos princípios do SiAC(O Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil)
- Aplicar o SiAC relacionado ao seu nível de certificação (A ou B);
- Ter a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para os empreendimentos com a certificação;
- Estabelecer uma lista base de verificação dos serviços e materiais controlados, respeitando as exigências específicas dos Requisitos Complementares ao qual está declarado nas normas regulamentadoras;
- Identificar e gerenciar os processos necessários para o Sistema de Gestão de Qualidade e sua aplicação por toda a rede produtiva e estabelecer critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle desses processos sejam eficazes;
- Implementar ações necessárias para atingir as metas estabelecidas do programa e sempre realizar uma análise comparativa visando um ciclo de melhoria contínua.
Níveis da Certificação:
Até 2018 eram quatro níveis para essa certificação, no cenário atual a certificação basicamente é compreendida em dois níveis A e B, vamos detalhar cada nível.
Nível A – Excelência para os serviços prestados: basicamente a empresa obtém o nível A ao implementar e controlar 100% dos requisitos normativos e pelo SiAC.
Nível B – Comprovar alguns pontos críticos de qualidade e produtividade de sua empresa: os principais pontos de controle se interligam com a gestão de relacionamento com o cliente, aplicação de processos organizacionais, planejamento e execução controlada dos serviços.
A certificação se baseia no ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT “Planejar, Fazer, Checar e Agir”). Todo esse planejamento parte do direcionamento da empresa, que deve institucionalizar todos esses conceitos apresentados e destinar recursos para sua aplicação. Veja como a Qualit Construção pode lhe ajudar a implantar essa certificação. Entre em contato conosco!
Contatos :4007-2498 – contato@qualit.com.br
Assine nossa newsletter!
Posts relacionados
Posts recentes
- Revestimentos Autolimpantes: A Solução Inovadora para Superfícies Limpas e Duradouras 14 de outubro de 2024
- Concreto Leve: Inovação na Construção Civil 23 de setembro de 2024
- Plano de Gerenciamento de Resíduos para Construção Civil – PGRCC – Recife. 14 de agosto de 2024
- Licenças e Laudos dos Bombeiros: CLCB e AVCB. 29 de julho de 2024
- Piso de Concreto: Durabilidade, Resistência e Sustentabilidade na Construção Civil 9 de julho de 2024