Materiais para reparo, reforço e proteção. - QUALIT

Neste início de semestre aqui no nosso blog, abordamos diversas patologias e como identificá-las. A partir do correto diagnóstico podemos escolher os materiais e técnicas adequadas para correção, considerando as características da região e o funcionamento do elemento que precisa ser recuperado.

Agora vamos apresentar materiais para realizar os reparos, reforçar e proteger o elemento danificado. Existe uma infinidade de materiais e sistemas, muitos deles são utilizados em conjunto. Inclusive, o mercado que mais cresce é o de desenvolvimento de novos produtos justamente em relação a correção de patologias. Vamos apresentar os principais:

  • Concreto Cimento Portland: é a escolha tradicional para reparos e reforços. Mas para que esse material se torne ainda mais resistente, e para obter uma aderência ao substrato e uma baixa porosidade, é necessário que se siga alguns traços específicos, geralmente uma baixa relação entre água e cimento. Porém, é preciso ficar atento para não ocasionar a retração da secagem. O mercado já oferece produtos industrializados especialmente desenvolvidos para reparos e reforços, como micro-concretos e argamassas. Esses produtos são adaptados para as diversas classes de agressividade do ambiente, também atendem a específicas patologias e elementos a serem reparados, como por exemplo, fundações superficiais em contato com nível de água do solo.
  • Aditivos: Por definição são formulados para melhorar determinadas características dos concretos e argamassas, a relação para ser considerado aditivo é de até 5% em relação à massa do cimento, caso seja maior é considerado uma adição, eles são classificados segundo a ação que propõem, entre as principais são os reparos, proteção, aceleradores/retardadores de pega, plastificantes e expansores;
  • Grautes: É um material fluido e auto adensável, é ideal para o preenchimento de cavidades, dando liga e resistência, sem ocorrer retração quando endurecido. O Graute também é desenvolvido a base de cimento, conferindo também propriedades impermeabilizantes, sendo convenientes em reparos em locais de difícil acesso.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando as atualizações no Blog da Qualit Construção. 

https://qualit.com.br/marquises/  (Link da Matéria: Ocorrência de colapso em marquises

https://qualit.com.br/avaliacao_projetos/ (Link da Matéria: Avaliação: Patologias na concepção dos projetos.)

https://qualit.com.br/elasticidade_plasticidade/ (Link da Elasticidade e Plasticidade.)

Blog

Acompanhe-nos nas redes sociais!

Facebook e Instagram – Qualit Construção

Contatos: 4007-2498 – contato@qualit.com.br

 

#ERP #sistema #qualit #construcaocivil #erp #software #loteamentos #sustentabilidade #gerenciamento #remoto #orcamento #qualidade #BI #BusinessInteligence #gestaodeobras #obras #suprimentos #compras #estoque #indicadores #gestao #financeiro #planejamento #Impressao3d #Projetos #RDO #diariodeobras #aplicacaodeserviços #aplicacaodecustos #equipamentos #concreto #recuperaçãoestrutural #aditivos #adições 

 

Assine nossa newsletter!



Posts relacionados

ArtigoQualidade

RUP na Construção Civil: Aperfeiçoe sua Produtividade.

LER MAIS
ArtigoQualidade

ELU e ELS e suas relações na Eng. Estrutural.

LER MAIS