Manuais Qualit – Vamos falar sobre apropriação gerencial?

Vamos falar um pouco mais dos recursos que você pode encontrar ao acessar os Manuais de Suporte Online Qualit. A apropriação gerencial é uma técnica da administração financeira que nos orienta a dividir a empresa em Centros de Custos (locais/projetos/setores da empresa que geram despesas e receitas) e em Itens de Embolso e Desembolso. Eles classificam gerencialmente os tipos de receitas e despesas existentes no seu negócio e são denominados Plano de Contas Financeiro. A junção dessas duas estruturas é conhecida como apropriação gerencial, que nos possibilita responder duas perguntas de grande importância: “onde” e “em que” foram originadas as despesas e receitas de cada área/projeto da empresa? Tudo isso sem precisar ver analiticamente os números.

 

Na atividade da construção civil normalmente os custos são muito elevados, tanto no que abrange os materiais, insumos, equipamentos e também na parte de serviços e mão de obra. A falta ou ineficiência da apropriação implica em um resultado equivocado do projeto. Ferramentas como orçamento, um bom planejamento da parte de compras são fundamentais para a apropriação de custo. Sem apropriação fica difícil o gestor ou responsável saber em qual ponto houve uma grande variação entre a execução e o planejamento estratégico. Isso cria um problema para futuros projetos sem a devida correção.

 

A Qualit Construção dispõe de várias rotinas para facilitar a sua apropriação, seja com sua origem no orçamento, suprimentos ou financeiro.

 

Consulte nosso manuais online Qualit.

 

https://qualit.com.br/manuais/base-de-conhecimento/contas-a-pagar/

https://qualit.com.br/manuais/base-de-conhecimento/solicitacao-de-compra/

 

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