Manuais: Como manter as informações de estoque atualizadas no almoxarifado central e nas obras?

Sabemos do grande desafio que as empresas encontram para manter as informações de estoque sempre atualizadas. Elas quase sempre esbarram na organização física do almoxarifado, na variedade dos tipos de itens, na qualificação de pessoal, nos processos informatizados, enfim, entre inúmeras razões. Isso pode trazer dores de cabeça ao engenheiro gestor da obra (que podem ser evitadas): atraso nos serviços e consequente estouro dos prazos, ociosidade de mão de obra por falta de material e compras em caráter de urgência.

 

Boa gestão do planejamento

 

Então, vamos lá. Pensar no Controle do Estoque é fundamental. Esta é uma área muito importante, porque nela podemos verificar a quantidade de cada item em qualquer almoxarifado, como a posição global dos itens. Com essas informações podemos planejar melhor nossas compras, utilizando parâmetros de estoque máximo e mínimo e seu tempo de reposição. Assim, não teremos problemas na execução dos serviços. Também é indicado realizarmos um controle mais crítico nos itens que compõem a faixa “A” e que correspondem a aproximadamente 80% do custo com materiais, através da informação da curva ABC insumos.

 

O Qualit Controle de Estoque vem para lhe ajudar nesse cenário, atuando tanto na recepção do material nos almoxarifados, organização do armazenamento, aplicação da saída do material, inventários físicos entre outras funcionalidades. É um recurso muito completo que vale a pena você conhecer:

 

https://qualit.com.br/manuais/base-de-conhecimento/saida-material/

 

https://qualit.com.br/manuais/base-de-conhecimento/entrada-de-material/

O que você achou? Comente