Como identificar as fissuras nas edificações. - QUALIT

Na indústria da construção civil, a eficiência e o desempenho das edificações são pilares para um bom empreendimento ao longo de sua vida útil, o tratamento dos elementos fissurados está diretamente ligado à adequada identificação da causa da fissura ou o tipo de fissura, que são apresentados em diversos elementos de sua edificação. Com essa perfeita detecção o profissional pode levantar a necessidade ou não de executar reforços estruturais, com essas manifestações patológicas os elementos normalmente apresentam menor capacidade de carga. Hoje você vai ter uma boa base para realizar essas verificações.

O que pode ocorrer com o elemento:

Conforme dito anteriormente essa manifestação patológica causa uma queda na capacidade de carga do elemento, caso seja um elemento estrutural é um sinal grave e deve ser imediatamente chamar o profissional capacitado para realizar uma avaliação, porém as fissuras, ocasionam a possibilidade de outros agentes entrarem na estrutura como gases e líquidos, o que pode gerar outras manifestações como corrosão das armaduras e carbonatação (Segundo Pauletti (2007), a carbonatação é um fenômeno no qual o pH de materiais cimentícios é reduzido através da reação físico-química entre os compostos hidratados do cimento e o gás carbônico da atmosfera. Com isso, a reação principal de carbonatação no concreto ocorre entre o gás carbônico e o hidróxido de cálcio, como por exemplo.

Tipos de Fissuras:

Fissuras de Retração: O concreto naturalmente se retrai, essa retração deve ser controlada no momento em que se realiza a concretagem, caso esse controle seja inexistente podem surgir às fissuras de retração, infelizmente é muito comum e elas são bem finas e formam padrões retangulares.

Observação: As fissuras de sobrecarga também se iniciam bem finas no mesmo padrão da fissura de retração, porém é uma fissura ativa, ou seja, não se estabiliza e continua expandido. As fissuras passivas são fissuras que não progridem, elas ficam estabilizadas em sua rede e espessura no decorrer do tempo.

Fissuras de assentamento ou de recalque diferencial: O solo se mover ou compactar é normal quando o maciço é afetado pelas cargas da estrutura, quando uma parte se move diferentemente da outra ocorre esse tipo de fissura que são fissuras ativas até que o solo se estabilize, essas fissuras são fáceis de identificar elas formam um ângulo de 45 graus.

Fissuras devido a Problemas de Construção: Erros durante o processo de construção, como compactação interna do solo, má aderência entre as camadas de concreto ou uso inadequado de materiais, podem resultar em fissuras, esse tipo não possuem um padrão claro.

Fique ligado! Nas próximas semanas vamos abordar algumas práticas de correção dessas manifestações patológicas aqui em nosso blog.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando as atualizações no Blog da Qualit Construção.

https://qualit.com.br/marquises/  Ocorrência de colapso em marquises.;

https://qualit.com.br/avaliacao_projetos/  – Avaliação: Patologias na concepção dos projetos.;

https://qualit.com.br/elasticidade_plasticidade/ – Elasticidade e Plasticidade.

https://qualit.com.br/blog/

Acompanhe-nos nas redes sociais!

Facebook e Instagram – Qualit Construção

Contatos: 4007-2498 – contato@qualit.com.br

 

#ERP #sistema #qualit #construcaocivil #erp #software #loteamentos #sustentabilidade #gerenciamento #remoto #orcamento #qualidade #BusinessInteligence #gestaodeobras #obras #suprimentos #compras #estoque #indicadores #gestao #financeiro #planejamento #Impressao3d #Projetos #RDO #diariodeobras #Pagologias #Recuperação #Qualidade #Desempenho

Assine nossa newsletter!



Posts relacionados

ArtigoQualidade

RUP na Construção Civil: Aperfeiçoe sua Produtividade.

LER MAIS
ArtigoQualidade

ELU e ELS e suas relações na Eng. Estrutural.

LER MAIS
ArtigoQualidade

Saiba mais: RetroFit.

LER MAIS
ArtigoQualidade

Materiais para reparo, reforço e proteção.

LER MAIS
ArtigoQualidade

Realizando o rastreamento de máquinas e ferramentas.

LER MAIS
Artigo

Materiais para reparo, reforço e proteção.

LER MAIS
Artigo

POLÍTICA DE COOKIES – Qualit

LER MAIS
Artigo

Dicas para deixar o seu orçamento mais assertivo.

LER MAIS
Artigo

4 Tendências para Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

BIM: Uma evolução para a construção civil.

LER MAIS
Artigo

Importância de reutilização da água no canteiro de obras.

LER MAIS
Artigo

Sustentabilidade – Celulose e Engenharia.

LER MAIS
Artigo

O uso de vidro na Engenharia Civil.

LER MAIS
Artigo

Engenharia de Custos

LER MAIS
Artigo

Use e Abuse: Relação de Recebimentos (Imposto de Renda)

LER MAIS
Artigo

Saiba sobre o concreto na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

Importância dos materiais cerâmicos na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

A importância da acessibilidade nas edificações.

LER MAIS

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function WP_Rocket\Dependencies\RocketLazyload\wpm_apply_filters_typed() in /home/storage/4/31/b7/qualit2/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/Dependencies/RocketLazyload/Image.php:562 Stack trace: #0 /home/storage/4/31/b7/qualit2/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/Dependencies/RocketLazyload/Image.php(50): WP_Rocket\Dependencies\RocketLazyload\Image->noscriptEnabled() #1 /home/storage/4/31/b7/qualit2/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/Engine/Media/Lazyload/Subscriber.php(343): WP_Rocket\Dependencies\RocketLazyload\Image->lazyloadImages('<!doctype html>...', '<!doctype html>...', false) #2 /home/storage/4/31/b7/qualit2/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): WP_Rocket\Engine\Media\Lazyload\Subscriber->lazyload('<!doctype html>...') #3 /home/storage/4/31/b7/qualit2/public_html/wp-includes/plugin.php(205): WP_Hook->apply_filters('<!doctype html>...', Array) #4 /home/storage/4/31/b7/qualit2/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/Engine/O in /home/storage/4/31/b7/qualit2/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/Dependencies/RocketLazyload/Image.php on line 562