- junho 7, 2021
- por Qualit
- Artigo
- Comentários desativados em Principais Indicadores: Financeiro.
Principais indicadores – Financeiro.
Nossa equipe de monitoramento de atendimento tem observado entre as várias demandas que chegam ao suporte diariamente uma busca de informações relacionados a indicadores nas diversas áreas da construção civil. Com objetivo de potencializar nosso know-how nessa área resolvemos fazer uma série de reportagens sobre os principais indicadores e pontos de controles aplicados as melhores práticas de mercado utilizadas atualmente pelas empresas.
Os indicadores são imprescindíveis para medir o desempenho dos processos adotados, servindo como alerta tanto para equipe operacional como para a alta gestão monitorar os pontos de controles estabelecidos e buscar obter sucesso no desenvolvimento de seus projetos. Chamamos esses indicadores de “KPI’s – Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance” hoje vamos abordar um pouco sobre os KPI’s da área financeira.
A fim de obter uma resiliência em longo prazo as empresas da construção civil vêm acompanhando de perto informações como fluxo de caixa, apropriação gerencial financeira, controle da carteira de recebíveis, analisando o nível de inadimplência, o nível de endividamento do projeto, entre outros.
Nas construtoras os Indicadores devem ser utilizados para guiar os processos construtivos e organizacionais, apontando métricas preestabelecidas de acordo com a direção da empresa, sendo verificado periodicamente se as expectativas estão sendo contempladas, e em caso negativo, realizar ajustes ou reavaliar o indicador.
Principais KPI’s do setor financeiro:
– Constituição de Caixa: Esse indicador apresenta o valor líquido gerado no período somado aos saldos das contas da empresa sejam elas de movimentação, caixa ou aplicação. Não necessariamente o intervalo necessita ser positivo, porém ao longo do exercício deve-se atingir o ponto de equilíbrio. Para ajudar no acompanhamento desse KPI, o Fluxo de Caixa é provavelmente o controle mais utilizado nesse quesito, sendo de suma importância as contas bancárias estarem devidamente conciliadas e todas as entradas e saídas declarados no fluxo;
Veja o exemplo de fluxo de caixa do nosso ERP: https://qualit.com.br/base_de_conhecimento/relatorio-fluxo-de-caixa/
– Apropriação Gerencial: É uma técnica amplamente utilizada para garantir a saúde financeira da empresa, “dividir para conquistar”, é feito uma organização estrutural dos negócios através dos Centros de Custos que são os “locais” da empresa que geram movimentação financeira como por exemplos os seus Empreendimentos, a Administração Central, o Almoxarifado, o departamento de Equipamentos e Maquinário, entre outros. Somado a essa organização e montado um plano de contas gerencial financeiro com todo planejamento de itens de embolso e desembolso que vão identificar o tipo, grupo e o efetivo item de despesa e ou receita que possa acontecer na empresa.
Através da Apropriação gerencial podemos mapear exatamente AONDE (Centros de Custos) e EM QUE (itens financeiros de embolso e desembolso) aconteceram cada gasto ou receita da empresa. Como existe uma hierarquia na estrutura base, podemos ver as informações de forma mais agrupadas e ir mergulhando dentro dos sub níveis até chegar a um detalhamento maior.
-Lucratividade: Como estamos tratando do segmento de execução de projetos é importante sempre buscarmos ver toda a linha financeira de execução do projeto, tratando-o como um todo, ou seja, o que já aconteceu e o que falta acontecer até o seu término. Baseando as informações tanto na previsão inicial descrita no orçamento de obras, como nas despesas e receitas já efetivamente comprometidas durante o decorrer da sua execução. Trazendo assim uma linha financeira prevista do que está ocorrendo em tempo real, possibilitando a visualização de possíveis desvios da previsão inicial descrita no orçamento de obras.
– Controle da Inadimplência: A confiança na liquidez da carteira de recebíveis é um ponto fundamental para o sucesso do empreendimento, imagina ter percentuais de inadimplência acima de um patamar previsto o que pode comprometer a saúde do seu empreendimento por falta de receita. Acompanhar de perto a evolução desse percentual é um ponto de controle de alta relevância para a saúde do empreendimento.
Como o Qualit Construção pode lhe ajudar nesse controle:
Indicadores como os que foram citados a cima possibilitam que a empresa, seja de qualquer porte, melhor organizar e analisar resultados reais, monitorando assim a produtividade e o desempenho com informações disponíveis para os gestores da empresa terem ferramentas de monitoramento e navegação para nortear a gestão na tomada de decisões e no planejamento a curto, médio e longo prazo.
Uma gestão financeira otimizada merece sua atenção, existem muitos elementos e camadas para controle e indicadores, o Qualit Construção lhe fornece esse suporte, proporcionando segurança e integração dos dados, veja como nossos consultores podem agregar conhecimento em sua operação.
Gostou deste artigo? Compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando as atualizações do Blog da Qualit Construção: https://qualit.com.br/blog/
Assine também a Newsletter e receba matérias para ajudar na administração de sua Construtora.
E não se esqueça de acompanhar as redes sociais da Qualit Construção: Facebook e Instagram.
Contatos: 4007-2498 – contato@qualit.com.br
#ERP #sistema #qualit #qualittecnologia #construcaocivil #erp #software #loteamentos #sustentabilidade #gerenciamento #remoto #orcamento #qualidade #BI #BusinessInteligence #gestaodeobras #obras #suprimentos #compras #estoque #indicadores #gestao #financeiro #KPI
Assine nossa newsletter!
Posts relacionados
Posts recentes
- Concreto Leve: Inovação na Construção Civil 23 de setembro de 2024
- Plano de Gerenciamento de Resíduos para Construção Civil – PGRCC – Recife. 14 de agosto de 2024
- Licenças e Laudos dos Bombeiros: CLCB e AVCB. 29 de julho de 2024
- Piso de Concreto: Durabilidade, Resistência e Sustentabilidade na Construção Civil 9 de julho de 2024
- Resíduos sólidos da construção civil de acordo com a classificação. 25 de junho de 2024