Entenda a importância da consultoria sobre imóveis tombados e área de tombamento

A preparação e aprovação de um projeto, seja residencial ou corporativo, possui, na maioria das vezes, um arquiteto ou engenheiro responsável. Por conta disso, existem consultorias com focos em auxílio e direcionamento de alguns outros passos, como a aprovação em imóveis tombados.

 

Este tipo de consultoria envolve imóveis tombados ou em área envoltória de tombamento. Ou seja, “alguns imóveis estão dentro desses ambientes protegidos, seja a nível nacional, estadual ou municipal. O tombamento ocorre tanto por caráter histórico como ambiental”, explica a arquiteta do escritório Contraste Arquitetura, Caroline Bahia.

 

Sendo assim, em cada caso há uma resolução diferente, com obrigações específicas. “Nossa equipe levanta estes meios e orienta o arquiteto ou proprietário para o que pode ou não ser realizado na obra, de acordo com a lei que a protege”, ressalta a profissional.

 

Estas instruções são essenciais tanto para estar dentro da lei, como para a melhor evolução de um projeto. Aproveitando todas as possibilidades do espaço. E assim, gerando um resultado melhor tanto para o proprietário quanto à população ao entorno.

 

“É primordial o auxílio de profissionais para tratar destas questões que muitas vezes passam despercebidas e geram um desconforto posterior ao término da obra, fazendo com que o dono volte à estaca inicial mesmo após a finalização da construção ou reforma”, finaliza e orienta Caroline.

O que você achou? Comente