Como monitorar o andamento da obra para garantir os prazos acordados?

A competitividade está forçando algumas construtoras a buscarem adaptação adotando novas práticas de gestão e de acompanhamento de obras. A medida traz benefícios robustos, como redução de custos, combate ao desperdício e a garantia de retorno dos investimentos.

 

Há, no entanto, um entrave no meio do caminho: o enorme fluxo de informações que precisam ser administrados.Para isso, as soluções tecnológicas são uma verdadeira mão na roda, organizando essas informações, centralizando dados, permitindo consultar documentos, arquivos e indicadores.

 

É essencial manter em dia a a fiscalização e a vistoria, identificando desvios e corrigindo rapidamente possíveis problemas. Alguns são erros comuns na gestão de uma obra, como o desconhecimento dos custos totais, o planejamento superficial e as falhas no fluxo de informações.

 

O Qualit Controll tem a ferramenta certa para lhe ajudar nesse monitoramento. Através do cronograma físico previsto podemos verificar o planejamento adotado quanto à sequência, aos encadeamentos e prazos dos serviços a serem executados no decorrer da obra. Lembrando que atrasos nos prazos de entrega (além de normalmente incorrer em multas financeiras) elevam o custo total de construção, já que despesas como as de custeio administrativo tendem a perdurar durante toda a execução do projeto.

 

Painel em curva |S| – Previsto x Realizado – Qualit Controll

 

O painel Previsto x Realizado é um excelente parceiro nesses casos. Serve como um espelho de como estão sendo encaminhadas as etapas do projeto, monitorando o andamento da obra, através da curva “S”, de forma geral e por grupos de Serviços/Módulos. Com esta ferramenta, é possível verificar as atividades com relação ao cumprimento de prazo de execução planejado, analisando quais atividades estão em atraso ou adiantadas. Desse modo, o gestor pode replanejar as atividades, atendendo pontos específicos e estratégicos.

 

 

Quer saber mais sobre o Qualit Controll? Aqui você tem tudo o que precisa.

 

O que você achou? Comente