ABNT impulsiona programas de certificação

Certificadora destaca seus serviços de avaliação da conformidade para produtos da construção civil que vêm despertando maior interesse no mercado.

 

Argamassa colante, portas de madeira, tintas e esquadrias externas para edificações são alguns dos produtos que podem receber a respeitada Marca de Conformidade ABNT. O mercado tem sinalizado um crescimento do interesse por produtos certificados e grande parte deles integra a lista da ABNT Certificadora, que contempla programas específicos para mais de trinta itens da área da construção civil.

 

A certificação desses produtos é voluntária, funcionando como um diferencial competitivo no mercado, fator que gera credibilidade e confiança entre os consumidores. A validade do certificado é de três anos.

 

No caso da argamassa colante, o processo baseia-se nos requisitos da norma técnica ABNT NBR 14081:2012 – Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas.  Tem ainda como referências as Portarias do Inmetro nº 658/2012 e nº 548/2014, que tratam dos Requistos de Avaliação da Conformidade para Materiais e Equipamentos da Construção Civil.

 

Há dois modelos de certificação para argamassas colantes. O de nº 4, exclusivo para micro e pequenas empresas, contempla apenas ensaios e não se aplica a importadores e comerciantes. Prevê coleta de amostras de todos os modelos de cada família do produto. Para a manutenção da certificação, o produto deve ser ensaiado com intervalo máximo de 4 (quatro) meses, conforme determinado no item 5.1.2 da Portaria Inmetro nº 548/2014.

 

O Modelo nº 5 compreende auditorias e ensaios. O procedimento é iniciado com uma auditoria para avaliar o processo fabril e os requisitos mínimos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O primeiro ensaio de manutenção deve ser feito em intervalo de no máximo 4 (quatro) meses e, na inexistência de não conformidades, o período passará a ser de 6 (seis) meses.

 

Portas e esquadrias

 

A certificação para portas de madeira implica o atendimento à norma ABNT NBR 15930.2:2018 – Portas de madeira para edificações. Parte 2: Requisitos e à ISO 10140-2:2010 – Acoustics — Laboratory measurement of sound insulation of building elements– Part 2: Measurement of airborne sound insulation, que trata de ensaios laboratoriais para medição de isolamento acústico.

 

O programa para as portas é o de nº 5, com auditorias e ensaios. A empresa deve solicitar uma proposta comercial, preenchendo antes o Questionário de Avaliação Preliminar (QAP) e uma planilha de modelos. A certificação é realizada por meio de amostras de famílias de produtos, com avaliação do desempenho da porta como um todo (incluindo os componentes fechadura, dobradiças e parafusos). O fabricante receberá um certificado com a Marca ABNT e Inmetro, mas apenas a primeira deverá ser exibida no produto. São previstas auditorias periódicas anuais e coleta de amostras para ensaios conforme o nível em que o fabricante estiver classificado.

 

Por sua vez, o programa de certificação de esquadrias para edificações tem como referência a norma ABNT NBR 10821:2017 – Esquadrias para Edificações, com suas Partes 1 a 4. É aplicado o Modelo nº 5 de certificação e, entre outras exigências, na solicitação a empresa deve preencher o QAP e Memorial Descritivo. Nos ensaios de manutenção a ABNT vai coletar aleatoriamente amostras de famílias de produtos certificados. A coleta deverá ser de no mínimo uma família, além de garantir que todas as demais tenham sido coletadas no período de 3 anos. Nesta certificação é usado apenas o logo da ABNT.

 

Marca ABNT para tintas

 

No leque de programas da ABNT Certificadora para a construção civil constam ainda cimento; tijolos; bloco, piso, telhas de concreto; metais sanitários; chapa de gesso drywall; produtos de fibrocimento; fechadura; telhas e painéis termo acústicos; e tintas, entre outros itens.

 

Também para as tintas são oferecidos dois modelos de certificação, um apenas com ensaios e exclusivo para micro e pequenas empresas, e o outro envolvendo auditorias e ensaios. Para o modelo mais extenso (nº 5), por exemplo, a solicitação deve compreender todas as unidades fabris que produzam a marca/tipo de produto a ser certificado. Na manutenção da certificação, a auditoria deve ser realizada a cada 12 meses, enquanto os ensaios devem ter um intervalo de 6 (seis) meses. Vencidas todas as etapas, a empresa poderá utilizar no produto as marcas da ABNT e do Inmetro.

 

O processo de avaliação da conformidade de tintas tem como base as seguintes normas técnicas: ABNT NBR 15079 – Tintas para construção civil – Especificação dos requisitos mínimos de desempenho de tintas para edificações não industriais – Tinta látex nas cores claras; ABNT NBR 16211 – Tintas para construção civil – Verniz brilhante à base de solvente – Requisitos de desempenho de tintas para edificações não industriais; ABNT NBR 15494 – Tintas para construção civil – Tinta brilhante à base de solvente com secagem oxidativa – Requisitos de desempenho de tintas para edificações não industriais; e ABNT NBR 15348 – Tintas para construção civil – Massa niveladora mono componente à base de dispersão aquosa para alvenaria – Requisitos.

 

Os fornecedores de produtos para construção civil interessados em obter a certificação devem fazer contato pelo e-mail certificacao@abnt.org.br.

Posts relacionados

Artigo

Wearables na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

Tecnologias Utilizáveis

LER MAIS
Artigo

Principais indicadores – Suprimentos.

LER MAIS
Artigo

Melhore sua experiência digital.

LER MAIS
Artigo

Conhecendo o Qualit Construção – Gestão de Obras.

LER MAIS
Artigo

Principais Indicadores: Financeiro.

LER MAIS
Artigo

ERP Qualit Construção: Suprimentos.

LER MAIS
Artigo

Utilização de Drones na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

ERP Qualit Construção: Uma Plataforma de Resultados.

LER MAIS
Artigo

Tendência na construção civil: Concreto Autocicatrizante.

LER MAIS
Artigo

As Fichas de Verificação são importantes ferramentas para o controle e a padronização na execução dos serviços.

LER MAIS
Artigo

Riscos na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

Aumente sua produtividade no canteiro de obras.

LER MAIS
Artigo

Saiba mais sobre o PBQP-H.

LER MAIS
Artigo

Organize seu acervo digital com o Qualit Construção.

LER MAIS
Artigo

Controle de Documentos na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

SiAC – Conheça esse sistema de avaliação.

LER MAIS
Artigo

Orçamento de Obra: Acertando na estimativa.

LER MAIS
O que você achou? Comente