- março 7, 2024
- por Qualit
- Patologias, Qualidade
- Comentários desativados em Intervenções: Polimento e Lavagem do Concreto.
Hoje vamos abordar duas técnicas bastantes utilizadas na superfície de concreto, o polimento e as lavagens. Essas duas metodologias são as primárias de uma série de possíveis intervenções com o objetivo de tratar algumas patologias. Esses serviços são de fundamental importância na preservação e segurança do empreendimento, prolongam a vida útil e economizam recursos, pois quando uma recuperação é realizada no momento em que se detecta o problema a correção exige menos recursos em relação a uma patologia avançada.
O concreto armado é o principal agente utilizado nos elementos estruturais, sejam as lajes, vigas, pilares e fundações, mas com o decorrer do tempo e a utilização da edificação, pode sofrer danos a partir de várias origens, como por exemplo, falhas na execução, agentes químicos, falta de manutenção preventiva, portanto a sua recuperação é fundamental para manter a eficiência e durabilidade do empreendimento.
Polimento do concreto: Quando a superfície está áspera normalmente por deficiência executiva, dosagens equivocadas de concreto, falta de vibração adequada etc. isso facilita a entrada e fixação de agentes que podem prejudicar o concreto. O polimento visa reconduzir a superfície de concreto a textura pretendida no projeto, sem partículas soltas, essa técnica pode ser realizada manualmente ou mecanicamente com lixadeiras portáteis, caso em grandes áreas é viável recorrer a máquinas de polir mais pesadas. Observar a importância dos EPI na execução desse serviço pois gera elevado grau de poluição sonora e atmosférica.
Lavagens com jato de água: É a técnica mais comum, com a pressão controlada e normalmente utilizamos a água fria, também é comum a utilização simultânea com os jatos de areia. Com o objetivo de remover gorduras ou alguma impregnação química (nesse caso é mais viável a utilização da água quente adicionada de removedores biodegradáveis).
Lavagens pela aplicação de soluções ácidas: O principal objetivo é remover tintas, ferrugens, graxas e outros resíduos, que não seria possível com o jato de água.
Jatos de vapor: Finalidade exclusiva de limpeza ou preparação para a aplicação de material de reparo, utilizada em grandes áreas ao qual se deseja remover impurezas em geral, sais, matéria orgânica. Observação: os jatos de ar comprimido possuem função bastante similar a do jatos de vapor.
Jatos de areia: Essa limpeza superficial é realizada com a pressão regulada, podendo ou não realizar a utilização de água, essa metodologia é muito útil na recuperação da superfície para preparação e de outras práticas como por exemplo, cortes ou apicoamento do concreto. É importante que a areia seja limpa e com a granulometria especificada pelo equipamento e mangueira, sem matéria orgânica e sua aplicação deve ser em círculos, podendo também ser utilizada na retirada de resíduos de corrosão nas armaduras.
Fique ligado em nosso blog da construção, vamos continuar com essa série importantíssima para a recuperação de estruturas de concreto armado desempenhando um papel vital na preservação da segurança, durabilidade e valor das edificações, ao mesmo tempo em que contribui para a economia de recursos.
Gostou deste artigo? Compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando as atualizações no Blog da Qualit Construção.
https://qualit.com.br/marquises/ (Link da Matéria: Avaliação: Ocorrência de colapso em marquises.)
https://qualit.com.br/rdo/ (Link da Matéria: Importância do Relatório Diário de Obra.)
https://qualit.com.br/avaliacao_projetos/ (Link da Matéria Avaliação: Patologias na concepção dos projetos.)
Acompanhe-nos nas redes sociais!
Facebook e Instagram – Qualit Construção
Contatos: 4007-2498 – contato@qualit.com.br
#ERP #sistema #qualit #construcaocivil #erp #software #loteamentos #sustentabilidade #gerenciamento #remoto #orcamento #qualidade #BI #BusinessInteligence #gestaodeobras #obras #suprimentos #compras #estoque #indicadores #gestao #financeiro #planejamento #Impressao3d #Projetos #RDO #diariodeobras #aplicacaodeserviços #aplicacaodecustos #equipamentos #dashboard #indicadores #KPI
Assine nossa newsletter!
Posts relacionados
Posts recentes
- Revestimentos Autolimpantes: A Solução Inovadora para Superfícies Limpas e Duradouras 14 de outubro de 2024
- Concreto Leve: Inovação na Construção Civil 23 de setembro de 2024
- Plano de Gerenciamento de Resíduos para Construção Civil – PGRCC – Recife. 14 de agosto de 2024
- Licenças e Laudos dos Bombeiros: CLCB e AVCB. 29 de julho de 2024
- Piso de Concreto: Durabilidade, Resistência e Sustentabilidade na Construção Civil 9 de julho de 2024