Dicas para elaboração de um orçamento comercial.

Introdução:

É muito comum na negociação do projeto o cliente solicitar uma estimativa orçamentária para ter uma expectativa de custos do projeto. Essa etapa é crucial para o sucesso da negociação, devendo-se aplicar as melhores tecnologias para um melhor resultado final do projeto, como também a melhor utilização dos recursos. Claro que vão ocorrer adequações até que se chegue no orçamento final, porém, vamos lhe passar algumas dicas para organizar bem o pré-orçamento e ter maior sucesso na negociação e consequente execução do projeto.

1º Prepare um anteprojeto:

Além da apresentação do pré-orçamento, é sempre importante destacar alguns pontos que devemos abordar como um anteprojeto, que vai servir de base para montagem do orçamento final, deixando dentro do padrão para a sua execução. Essa etapa irá facilitar muito, caso você feche a negociação, pois já estará detalhando o que será realizado. No anteprojeto é muito importante realizar as compatibilizações com as outras áreas e projetos, devendo identificar as dificuldades, interferências e interposições que podem definir o sucesso na execução e levantamento do preço final para o seu cliente.

2º Defina os escopos:

Com o anteprojeto pronto e realizado as devidas compatibilizações, agora vamos partir para o levantamento de recursos que você vai precisar para executar o projeto. Isso irá incluir equipamentos, mão de obra, insumos entre outros. É importante ter uma ideia de custos com os seus parceiros e fornecedores com os preços atualizados. Feito essa etapa, é necessário levantar os prazos de execução e de início do projeto. Normalmente quanto mais efetiva e rápida for a sua execução, menos gasto vai se ter de folha de pagamento e consequentemente seu cliente vai ficar mais satisfeito, porém é sempre importante colocar uma margem nos prazos por conta de eventualidades que possam acontecer, como atrasos na aprovação dos projetos entre outros.

3º Realizando e apresentando o pré-orçamento:

É importantíssimo transmitir clareza tanto na montagem como na apresentação do pré-orçamento. Entregar uma planilha bem aberta e clara, detalhando os custos diretos e indiretos, como a margem de BDI, mão de obra, equipamentos, percentual de lucro, forma e prazo de pagamentos, além de um orçamento segmentado para o cliente para que ele possa remover a adicionar itens para um ajuste final do projeto, tudo isso deixará seu cliente mais próximo de você e da sua empresa, dando mais um passo para fechar o negócio de forma clara tanto para você como para o seu cliente.

4º Planilha rápida do Qualit Construção:

Nosso ERP tem uma solução com muita celeridade para você aprontar seu pré-orçamento. Nele você pode importar planilhas no formato em EXCEL, atualizar preços, e apresentar o pré-orçamento em vários formatos de apresentação. Entre em contato para conhecer esse sub-módulo e tenha mais agilidade para fechar seus negócios.

Posts relacionados

Artigo

Semana ENIC 2021

LER MAIS
Artigo

Quem é novo consumidor imobiliário?

LER MAIS
Artigo

Acompanhe os resultados das mídias sociais na sua construtora.

LER MAIS
Artigo

Conheça o Programa Casa Verde e Amarela

LER MAIS
Artigo

Como vender mais com o Marketing Digital

LER MAIS
Artigo

Indicadores de desempenho: imprescindíveis à gestão

LER MAIS
Artigo

Wearables na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

Tecnologias Utilizáveis

LER MAIS
Artigo

Principais indicadores – Suprimentos.

LER MAIS
Artigo

Melhore sua experiência digital.

LER MAIS
Artigo

Conhecendo o Qualit Construção – Gestão de Obras.

LER MAIS
Artigo

Principais Indicadores: Financeiro.

LER MAIS
Artigo

ERP Qualit Construção: Suprimentos.

LER MAIS
Artigo

Utilização de Drones na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

ERP Qualit Construção: Uma Plataforma de Resultados.

LER MAIS
Artigo

Tendência na construção civil: Concreto Autocicatrizante.

LER MAIS
Artigo

As Fichas de Verificação são importantes ferramentas para o controle e a padronização na execução dos serviços.

LER MAIS
Artigo

Riscos na Construção Civil.

LER MAIS
O que você achou? Comente