- maio 11, 2020
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Introdução:
É muito comum na negociação do projeto o cliente solicitar uma estimativa orçamentária para ter uma expectativa de custos do projeto. Essa etapa é crucial para o sucesso da negociação, devendo-se aplicar as melhores tecnologias para um melhor resultado final do projeto, como também a melhor utilização dos recursos. Claro que vão ocorrer adequações até que se chegue no orçamento final, porém, vamos lhe passar algumas dicas para organizar bem o pré-orçamento e ter maior sucesso na negociação e consequente execução do projeto.
1º Prepare um anteprojeto:
Além da apresentação do pré-orçamento, é sempre importante destacar alguns pontos que devemos abordar como um anteprojeto, que vai servir de base para montagem do orçamento final, deixando dentro do padrão para a sua execução. Essa etapa irá facilitar muito, caso você feche a negociação, pois já estará detalhando o que será realizado. No anteprojeto é muito importante realizar as compatibilizações com as outras áreas e projetos, devendo identificar as dificuldades, interferências e interposições que podem definir o sucesso na execução e levantamento do preço final para o seu cliente.
2º Defina os escopos:
Com o anteprojeto pronto e realizado as devidas compatibilizações, agora vamos partir para o levantamento de recursos que você vai precisar para executar o projeto. Isso irá incluir equipamentos, mão de obra, insumos entre outros. É importante ter uma ideia de custos com os seus parceiros e fornecedores com os preços atualizados. Feito essa etapa, é necessário levantar os prazos de execução e de início do projeto. Normalmente quanto mais efetiva e rápida for a sua execução, menos gasto vai se ter de folha de pagamento e consequentemente seu cliente vai ficar mais satisfeito, porém é sempre importante colocar uma margem nos prazos por conta de eventualidades que possam acontecer, como atrasos na aprovação dos projetos entre outros.
3º Realizando e apresentando o pré-orçamento:
É importantíssimo transmitir clareza tanto na montagem como na apresentação do pré-orçamento. Entregar uma planilha bem aberta e clara, detalhando os custos diretos e indiretos, como a margem de BDI, mão de obra, equipamentos, percentual de lucro, forma e prazo de pagamentos, além de um orçamento segmentado para o cliente para que ele possa remover a adicionar itens para um ajuste final do projeto, tudo isso deixará seu cliente mais próximo de você e da sua empresa, dando mais um passo para fechar o negócio de forma clara tanto para você como para o seu cliente.
4º Planilha rápida do Qualit Construção:
Nosso ERP tem uma solução com muita celeridade para você aprontar seu pré-orçamento. Nele você pode importar planilhas no formato em EXCEL, atualizar preços, e apresentar o pré-orçamento em vários formatos de apresentação. Entre em contato para conhecer esse sub-módulo e tenha mais agilidade para fechar seus negócios.
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