Medição

Uma das funcionalidades disponíveis no módulo de Acompanhamento de Obras, a ferramenta de Medição permite ao usuário obter informações sobre os serviços que foram executados em um determinado período, identificado o percentual de obra que já foi realizado. Como conseqüência, uma série de acompanhamentos entre as previsões de realização e o efetivamente realizado também são possíveis de ser analisadas, possibilitando ainda opções de cruzamento de informações entre o que deveria ter sido desembolsado e o que efetivamente foi investido para a execução de cada etapa da obra.

Edgard Spencer, Diretor do Qualit Construção, explica que há duas formas de realizar essa medição.

A mais simples está disponível no módulo de Acompanhamento de Obras, no qual é informado através de um assistente apenas os serviços que foram executados e seus respectivos percentuais de execução (Medição dos Serviços), gerando posteriormente o relatório Boletim de Medição (Boletim Medição). “Através dessa visão consegue-se visualizar de forma simples e ágil a informação dos percentuais de serviços executados descritos no boletim de medição, bem como o total já executado e o saldo restante do orçamento que contempla o que esta faltando para concluir a execução desse orçamento”, explica Spencer.

Para clientes que necessitam de uma medição mais detalhada, a outra forma de realizá-la é através do módulo de Gestão de Obras. Essa modalidade permite obter, além das informações gerais citadas anteriormente, quem foram os profissionais que participaram da execução do serviço de acordo com as categorias profissionais definidas na composição do mesmo (Medição Executores), possibilitando assim gerar a informação de produtividade dos profissionais para alimentar as informações que vão para a folha de pagamento (Listagem de serviços por executor detalhada). “Essa metodologia é interessante apenas para empresas que já tenham o seu canteiro de obras informatizado”, completa o executivo.

Funcionalidade Web

 

Pra trazer ainda mais facilidades aos usuários, as duas formas de medição apresentadas também estão disponíveis no módulo QTMOBILE, possível de ser acessado via smartphone, iphone e ipad, proporcionando agilidade aos profissionais envolvidos com o projeto, já que a medição acontece em tempo real no momento da fiscalização dos serviços.

O que você achou? Comente