Comissões de Vendas

Ter controle sobre o fluxo de informações que giram em torno das negociações realizadas com quem está à procura de imóveis é imprescindível para dar agilidade no processo de compra e venda e para não cometer erros. Ter controle de todas as suas vendas e comissões é ainda mais importante para você controlar suas negociações, clientes e finanças.

A funcionalidade Comissões de Vendas tem como principal objetivo facilitar o processo de geração e controle de lançamentos das comissões referentes à efetivação da venda de um imóvel. Através ela você pode acessar a lista com todas as comissões que deverão ser pagas ou recebidas, checar dados, fazer aprovações, ajustar ou reprovar pagamentos, integrando diretamente com seu Financeiro.

Através dessa funcionalidade é possível realizar a inclusão de comissões a pagar ou a receber, de acordo com o contrato de venda lançado no sistema e calcular seu valor a partir de um percentual do valor do contrato de venda.

Preparamos um passo a passo para sua empresa caso decida utilizar essa funcionalidade do sistema. Confira.

1. Acesse a rotina de comissões

O recurso Comissões de Vendas pode ser acessado em dois locais distintos: No cadastro do próprio contrato de venda ou ainda no menu de Comissões.

Caminho: Movimentação → Contrato → Venda → Altera → Comissões

comissao-vendas-1

2. Lançamento das comissões

Clique no botão “Incluir” para abrir a grid Inclusão de Comissão. Os dados a seguir devem ser informados na janela aberta o cadastramento da comissão corretamente:

– Cargo da comissão: Informe o cargo da pessoa que receberá a comissão.

– Beneficiário: Informe o cadastro da pessoa que irá receber a comissão.

– % Comissão e Valor da Comissão: Informe o percentual ou valor que será pago pela comissão.

OBS: Ao informar o percentual, o sistema irá calcular o valor da comissão com base no valor total do contrato.

– Parcela vinculada: Informar se a comissão será vinculada a um tipo de parcela especifica do contrato.

OBS: Caso não queira associar um tipo de parcela à comissão, escolher a opção

– Atingir % Recebido e Valor Recebido: Informar o percentual ou valor mínimo que deverá ser recebido do contrato, para que a comissão seja liberada para geração no financeiro.

– Centro de custo: Informar o centro de custo que será levado no título da comissão.

comissao-vendas-2

 

3. Geração das comissões ao Financeiro

Após realizar o cadastramento das comissões é necessário realizar a geração dos lançamentos no financeiro, para isto, clique no botão “Gerar individual”, para gerar apenas a comissão selecionada, ou “Gerar seleção”, para gerar as comissões selecionadas em um período específico e que estejam com a situação “Liberada”.

comissao-vendas-3

OBS: A comissão só ficará com a situação “Liberada” para ser gerada, se:

– O contrato de venda estiver assinado e com a data de assinatura preenchida;

– O percentual parametrizado no campo “Atingir % recebido” for atingido. Para isto, é necessário que sejam recebidos no financeiro o valor igual ou maior ao valor informado na geração da comissão.

4. Consultar Títulos Gerados

Após realizar a geração da comissão para o sistema financeiro, é possível consultar o título lançado através da aba “Lançamentos de Comissões”, no botão “Consultar Título”.

comissao-vendas-4

5. Impressão de relatórios de acompanhamento das comissões lançadas

Após realizar o cadastramento das comissões é possível emitir relatórios para acompanhar as comissões geradas.

Entre os relatórios disponíveis, destacamos o relatório “Posição de Comissões por Unidade”, que é gerado através dos caminhos descritos abaixo.

Com o relatório é possível visualizar as informações das comissões lançadas, realizando filtros de acordo com os beneficiários/pagadores, período dos lançamentos de comissão e situação das comissões. Conforme é possível observar na imagem abaixo.

Caminho 1: Movimentação → Contrato →Venda →Altera →Comissões →Imprime

Caminho 2: Movimentação →Contrato →Venda → Imprime

comissao-vendas-5

comissao-vendas-5b

 

O que você achou? Comente