- março 31, 2023
- por Qualit
- Patologias
- Comentários desativados em Ocorrência de colapso em marquises.
A ocorrência de colapso em marquises é um problema recorrente, esse cenário é muito infeliz para a construção civil nacional. Os motivos são habituais e refletem principalmente um descaso com as inspeções dessas estruturas que deveriam servir de abrigo para os pedestres. Um ponto crítico é que esses elementos não avisam antes de colapsar, ou seja, a possibilidade de acidentes fatais é elevada. Hoje você vai saber os principais motivos de desabamento de marquises.
Definição:
● A marquise é um elemento construtivo saliente, ressaltado, que avança em balanço, visando proteção dos pedestres e estética da edificação.
● As marquises possuem uma tendência a sofrerem ruptura brusca, sem aviso, por se tratar de estrutura isostática e com um único vínculo (veja imagem).
Normalmente um desabamento não ocorre por um único fator, e sim um conjunto deles, por exemplo: falha no projeto, falha na execução principalmente no posicionamento das armaduras, corrosão, escoramento equivocado e sobrecargas. Porém as vistorias devem ser um aliado dos responsáveis para detectar possíveis falhas na estrutura. Os profissionais devem ter ciência que as marquises têm características especiais (Na nossa mecânica estrutural a estrutura isostática se apresenta quando o número das reações é igual às equações da estática, ou seja, é uma estrutura segura, porém na maioria das estruturas são hiperestáticas, onde se tem mais reações que o número de equações da estática).
Vejamos os principais motivos para os desabamentos:
- Incorreto posicionamento das armaduras: como se trata de uma estrutura em balanço, apresenta-se um cenário de momentos negativos, isso significa que as armaduras devem ser projetadas na face superior.
- Corrosão de Armaduras: A corrosão é outro fator para que a marquise desabe sem aviso prévio, muito por que a corrosão faz com que o aço perca gradualmente a aderência ao concreto, isso ocorre por falta de manutenção e um insuficiente sistema de impermeabilização.
- Sobrecarga: No projeto da marquise é definida a carga que o componente é designado a sustentar, a sobrecarga pode se apresentar por diversos fatores, como acúmulo de água, equipamentos como ar-condicionado entre outros.
- Escoramento: Como normalmente é previsto armaduras na face superior, caso você crie um apoio não esperado (como um escoramento), a estrutura pode solicitar uma armadura na face inferior que pode ser inexistente, ou seja, o escoramento incorreto pode acelerar o colapso.
Gostou deste artigo?
Compartilhe-o com amigos e
parceiros e continue acompanhando as atualizações no Blog da Qualit Construção.
https://qualit.com.br/riscos_edificacoes/
(Link da Matéria Como avaliar riscos nas edificações)
https://qualit.com.br/concreto/ (Link da Matéria Saiba sobre o concreto na
Construção Civil.)
Blog
Acompanhe-nos nas redes sociais!
Facebook e Instagram – Qualit
Construção
Contatos: 4007-2498 –
contato@qualit.com.br
#ERP #sistema #qualit #quality
tecnologia #construcaocivil #erp #software #loteamentos #sustentabilidade
#gerenciamento #remoto #orcamento #qualidade #BI #BusinessInteligence
#gestaodeobras #obras #suprimentos #compras #estoque #indicadores #gestao
#financeiro #planejamento #Impressao3d #Projetos
Assine nossa newsletter!
Posts relacionados
Posts recentes
- Revestimentos Autolimpantes: A Solução Inovadora para Superfícies Limpas e Duradouras 14 de outubro de 2024
- Concreto Leve: Inovação na Construção Civil 23 de setembro de 2024
- Plano de Gerenciamento de Resíduos para Construção Civil – PGRCC – Recife. 14 de agosto de 2024
- Licenças e Laudos dos Bombeiros: CLCB e AVCB. 29 de julho de 2024
- Piso de Concreto: Durabilidade, Resistência e Sustentabilidade na Construção Civil 9 de julho de 2024