Cópia de Segurança

O processo de cópia de segurança ou backup – em inglês – consiste na realização de uma cópia dos dados de um dispositivo de armazenamento para outro dispositivo reserva. Esse processo é utilizado por pessoas e empresas que desejam proteger os arquivos armazenados em seu computador, se resguardando assim de possíveis perdas dos dados, ocasionadas por apagamento acidental ou corrupção dos dados.

Essa cópia pode ser realizada em diversos dispositivos de mídia, como CD, DVD, HD externo, fitas magnéticas ou cópia de segurança online.  No Use & Abuse de hoje, destacamos a importância da realização periódica de backups em seu sistema.

A perda de informações importantes acontece por diversos fatores, pois mesmo tomando os devidos cuidados com os computadores, por exemplo, eles não estão imunes a quedas de energias, vírus, apagamentos acidentais de dados, desligamentos bruscos do computador, que podem comprometer o armazenamento do banco de dados.

Por conta disto é imprescindível guardar sempre cópias de seguranças de suas informações, para que, em caso de perdas, seja possível realizar a restauração destas informações no sistema novamente.

Em virtude disso, a Rotina Cópia de Segurança foi desenvolvida assegurar os dados contidos no seu sistema Qualit. Esta rotina é disponibilizada em todos os módulos e permite que você realize o backup do seu banco de dados de maneira fácil e prática para garantir a segurança de suas informações.

É aconselhável que a rotina seja executada ao menos uma vez ao dia, preferencialmente ao final do expediente, para assegurar que as informações copiadas estarão sempre atualizadas e mais condizentes com as informações originais.

Confira o passo a passo deste “use e abuse” para realizar o processo de cópia de segurança:

1 > Acesse menu “Utilitários” (presente na barra superior da tela inicial do sistema).
2 > Selecione Cópia em Rotina “Cópia de Segurança”.
3 > Confirme o processo na janela de backup que se abriu, se estiver de acordo com as informações e pastas informadas automaticamente.

Seu processo será concluído em alguns minutos. 

"Rotina

Informações Complementares: Concluído o backup você estará assegurado que não perderá os dados referentes às suas movimentações no sistema. Para a realização do backup do seu sistema operacional, é necessário contatar um técnico de TI para realizar o processo frequentemente.

Com esses passos você garantirá a segurança das informações da sua empresa e se prevenirá contra possíveis incidentes que possam vir a ocorrer em seu sistema. 

 

O que você achou? Comente