- junho 15, 2020
- por Conteúdo Blog
- Artigo
- Sem comentários
Introdução:
O Plano de Continuidade de Negócios (PCN) está estabelecido pela NBR 15999 e trata de um conjunto preventivo de ações e estratégias para garantir os serviços essenciais da empresa até que o problema ou ocorrência seja identificado e solucionada, verificando se o plano preventivo deu certo para esse tipo de casualidade. É importante que a direção veja no PCN uma ferramenta dinâmica e orgânica dentro de sua corporação para que se institucionalizem em todos os setores, esses processos orientam e definem as ações para que se construa uma resiliência organizacional, visando salvaguardar a sua atividade sem impacto ou com o menor impacto possível, hoje vamos falar um pouco mais da estruturação de um PCN de sucesso.
Quais principais pontos que o PCN responde:
- Quais são os setores e processos críticos para a continuidade dos serviços de sua organização?
- Quais os principais riscos e ameaças para interromper esses serviços?
- Qual mão de obra e recursos sua organização necessita para combater ameaças e crises?
- Quem é o responsável em monitorar e controlar cada processo do PCN?
Constituição do PCN:
- Plano de Contingência – São medidas e ações a serem adotadas para reverter uma situação de emergência, quando todas as prevenções tiverem falhado, minimizando os impactos e prejuízo esse plano deve ser continuamente revisado.
- Plano de Administração de Crises – define pessoas com responsabilidades e funções a fim de acionar as ações de contingência ou emergência antes durante e depois da crise.
- Plano de Recuperação – Planejamento para depois da crise controlada a empresa retorne com celeridade os níveis padrões de operação.
- Plano de Continuidade Operacional – O principal objetivo desse plano é reativar o funcionamento pontual de algum serviço importante para sua atividade reduzindo o tempo do impacto, como por exemplo, queda na central telefônica.
Pontos importantes do PCN:
- Revisão dos planos que constituem o PCN, independentemente se ocorreu alguma eventualidade ou não, caso ocorra veja se seu plano atendeu adequadamente a situação.
- Responsáveis – É fundamental identificar e designar responsabilidades para as pessoas acionarem cada fase do plano.
- Documentação – É importante que o acesso ao plano esteja disponível e de fácil acesso é importante o controle de versões e revisões dos documentos para garantir um controle e acompanhamento das ações tomadas.
Veja como a Qualit pode lhe ajudar no controle e gerenciamento de todos os documentos e arquivos de sua empresa, peça a demonstração do módulo de gestão de documentos da Qualit Construção.
Fonte: ABNT NBR 15999 Parte 1 – Consulta Nacional
Assine nossa newsletter!
Posts relacionados
Posts recentes
- Revestimentos Autolimpantes: A Solução Inovadora para Superfícies Limpas e Duradouras 14 de outubro de 2024
- Concreto Leve: Inovação na Construção Civil 23 de setembro de 2024
- Plano de Gerenciamento de Resíduos para Construção Civil – PGRCC – Recife. 14 de agosto de 2024
- Licenças e Laudos dos Bombeiros: CLCB e AVCB. 29 de julho de 2024
- Piso de Concreto: Durabilidade, Resistência e Sustentabilidade na Construção Civil 9 de julho de 2024