- outubro 22, 2018
- por Qualit
- Artigo
- Sem comentários
*IBI Uma profunda transformação está acontecendo nas empresas de todo o mundo. Essa nova revolução é conhecida como “Indústria 4.0”. A informação é o seu principal pilar. Construtoras, fornecedores e consumidores finais estão introduzindo cada vez mais serviços digitais baseados em dados, mas a crescente quantidade disponível agrega pouco valor sem as análises necessárias.
O Brasil ainda não assimilou o conceito da Indústria 4.0, segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A indústria ainda está se familiarizando com a digitalização e com os impactos que pode ter sobre a competitividade.
De acordo com a revista EXAME, a quarta revolução industrial provoca uma mudança de perfil do trabalhador. A integração de diversas formas de conhecimento exige profissionais multidisciplinares.
Como em outros setores da indústria, a digitalização e integração da cadeia de valor horizontal da construção civil, que envolve fornecedores, consumidores finais e parceiros é a que está andando mais devagar. Um dos maiores desafios está justamente na cadeia de suprimentos extremamente fragmentada, onde a confiança entre contratada e contratante é indispensável.
Devido a grande quantidade de envolvidos, mesmo em pequenos projetos de construção, atingir um nível de integração e digitalização maior oferece benefícios significantes em termos de redução de falhas, aumento de eficiência e produtividade.
O BIM (Building Information Model), que significa “modelagem da informação da construção”, já é uma realidade e tornou possível projetos mais precisos, entregues em menos tempo e com a garantia de menos problemas na obra.
A construção civil é muitas vezes caracterizada por desafios de curto prazo e projetos complexos de executar. É por isso que empresas do setor estão investindo em inovações capazes de aumentar sua eficiência e reduzir custos como requisito indispensável para se manter no mercado. No curto prazo, a qualificação de mão de obra para esse novo mercado é o principal desafio das empresas da cadeia da construção civil.
*Fonte: Boletim IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização
Assine nossa newsletter!
Posts relacionados
Posts recentes
- Revestimentos Autolimpantes: A Solução Inovadora para Superfícies Limpas e Duradouras 14 de outubro de 2024
- Concreto Leve: Inovação na Construção Civil 23 de setembro de 2024
- Plano de Gerenciamento de Resíduos para Construção Civil – PGRCC – Recife. 14 de agosto de 2024
- Licenças e Laudos dos Bombeiros: CLCB e AVCB. 29 de julho de 2024
- Piso de Concreto: Durabilidade, Resistência e Sustentabilidade na Construção Civil 9 de julho de 2024