- agosto 16, 2022
- por Qualit
- Qualidade
- Comentários desativados em Diferença entre a vida útil da edificação e a vida útil do projeto.
A norma ABNT NBR 15.575 (Norma de Desempenho) de 2013, visa agregar qualidade e performance nas edificações em todo o seu ciclo de vida. Existe uma exigência de utilização para cada componente específico da edificação como por exemplo: pintura, revestimentos, estruturas entre outros. Foi um grande caminho até a consolidação dessa norma no mercado brasileiro. É um cuidado fundamental dos profissionais da área com a vida útil da edificação. Existem diferenças entre a vida útil do edifício (VU) e vida útil do projeto (VUP), vamos detalhar as diferenças:
Vida Útil de Projeto (VUP):
A própria NBR 15575/2013, define como o intervalo de tempo pré-definido para qual todo o sistema é projetado, com o objetivo de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos na norma, considerando o atendimento aos requisitos das normas aplicáveis, o estágio do conhecimento no momento do projeto.
É muito comum confundir com a Garantia Contratual (tempo determinado pela construtora para a declaração de defeitos da edificação), e Garantia Legal (tempo em que o consumidor tem o direito de realizar a indicação de defeitos).
Vida Útil (VU):
A própria NBR 15575/2013, como uma medida temporal da durabilidade de um edifício ou de suas partes, ou seja, o período de tempo em que estes elementos se prestam às atividades para as quais foram projetados e construídos.
Fatores para o desempenho das edificações:
Ambos são elementos que ajudam a determinar o desempenho da edificação, em outras palavras o que a norma passou é que a VUP é uma estimativa baseada em dados que estão em constante evolução e que existem vários fatores que modificam essa estimativa, os profissionais da área são responsáveis por essa determinação a partir dos materiais e processos executivos adotados, seguem alguns exemplos:
Já a Vida Útil (VU) é a determinação do tempo que qualquer componente da edificação está com bom funcionamento, onde a qual é marcada do início da sua utilização, até o momento em que comece a apresentar falhas, e em consequência não está mais atendendo a exigência original para os usuários. A Vida Útil (VU) também é apresentada como a componente de tempo da durabilidade do empreendimento.
Existe um excelente material da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), confira: https://cbic.org.br/norma-de-desempenho-guia-orientativo-para-atendimento-a-nbr-15575-esta-disponivel-no-site-da-cbic/
Gostou? Acompanhe mais matérias em nosso blog da construção civil: https://qualit.com.br/blog/
Compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando as atualizações no Blog da Qualit Construção.
Blog
Contatos: 4007-2498 – contato@qualit.com.br
#ERP #sistema #qualit #qualittecnologia #construcaocivil #erp #software #loteamentos #sustentabilidade #gerenciamento #remoto #orcamento #qualidade #BI #BusinessInteligence #gestaodeobras #obras #suprimentos #compras #estoque #indicadores #gestao #financeiro #KPI
Assine nossa newsletter!
Posts relacionados
Posts recentes
- Revestimentos Autolimpantes: A Solução Inovadora para Superfícies Limpas e Duradouras 14 de outubro de 2024
- Concreto Leve: Inovação na Construção Civil 23 de setembro de 2024
- Plano de Gerenciamento de Resíduos para Construção Civil – PGRCC – Recife. 14 de agosto de 2024
- Licenças e Laudos dos Bombeiros: CLCB e AVCB. 29 de julho de 2024
- Piso de Concreto: Durabilidade, Resistência e Sustentabilidade na Construção Civil 9 de julho de 2024