SPED EFD-Contribuições

O EFD-Contribuições (Escrituração Fiscal Digital das Contribuições) é parte integrante do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) programa do governo que visa deixar todo o conjunto de declarações e obrigações fiscais e contábeis por meio digital.

Considerado para a construção civil a categoria fiscal mais importante, o SPED depende de processos mais integrados nas empresas, principalmente o departamento financeiro.

Com o advento da Instrução Normativa da RFB nº 1.252, de 1 de março de 2012, tornou obrigatória a geração de arquivo da Escrituração Fiscal Digital das Contribuições, referentes aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2013, para as pessoas jurídicas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Presumido ou Arbitrado.

O arquivo digital contém as informações referentes às operações praticadas e incorridas em cada período de apuração mensal e deve ser transmitido até o 10º (décimo) dia útil do 2º (segundo) mês subsequente ao mês de referência da escrituração digital.

A empresa que aferiu receita de atividade imobiliária, decorrente da aquisição de imóvel para venda, promoção de empreendimento de desmembramento ou loteamento de terrenos, incorporação imobiliária ou construção de prédio destinado à venda, deverá registrar estas informações no bloco F200: OPERAÇÕES DA ATIVIDADE IMOBILIÁRIA – UNIDADE IMOBILIÁRIA VENDIDA, independente do seu regime de contração.

O módulo Fiscal automatiza o processo de registro, pois permite que as informações necessárias sejam geradas com o layout do SPED, de forma rápida, consistente e dentro das normativas da Receita Federal. Além de possuir mecanismos de conferência dos valores apurados, antes de gerar o arquivo, para sua total segurança. O sistema também informa as inconsistências detectadas, facilitando a correção das informações do banco de dados. 

Confira neste "use e abuse", dicas e passos para facilitar a declaração através do Qualit:

1.       Defina a empresa no cadastro por centro de custo. É através da tela de cadastro, defina indicadores e regime de tributação do SPED e não esqueça de informar no cadastro de parametrização a empresa contábil, conforme regime desejado.

 

"SPED

 

 

OBS: A configuração do Regime RET é opcional para aquelas empresas que trabalham com Minha Casa Minha Vida

 

 

2. Configure o código IBGE (presente na tabela do IBGE) no cadastro dos municípios. A identificação dos municípios dentro dos arquivos EFD-Contribuições é identificada através deste código.

 

"SPED

 

 

3 – Utilize a aba conferência para confirmar os dados gerados no SPED EFD-Contribuições, localizados no canto superior da grid do SPED. Através do grid, você pode conferir os valores totais gerados e os valores gerados por centro de custo do SPED e por fim gerar o arquivo  que estará pronto para ser exportando e enviado a Receita.

 

"SPED

 

Para mais informações entre em contato conosco através do nosso formulário de contato.

 

 

Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Produto

Tenha controle dos impostos retidos na fonte – ERP Qualit Construção

LER MAIS
Produto

ERP Qualit Construção: Facilite o controle dos impostos retidos na fonte

LER MAIS
Produto

ERP Qualit Construção

LER MAIS
Politica de privacidade QTMobile
Produto

Politica de privacidade QTMobile

LER MAIS
Produto

Comissões de Vendas

LER MAIS
Produto

Relatório Posição de Saldo

LER MAIS
Produto

Abertura de chamados pelo SGS

LER MAIS
Produto

DIMOB

LER MAIS
Produto

Atualização de versões, modificações e novidades dos sistemas QUALIT

LER MAIS
Produto

Adiantamento das Parcelas de Fornecedores

LER MAIS
Produto

Busca Avançada de Unidades

LER MAIS
Produto

Pagamento eletrônico por Agrupamento de Títulos

LER MAIS
Produto

Novas versões ERP Qualit Construção

LER MAIS
Produto

Almoxarifado Central

LER MAIS
Produto

Aprovação de Acertos (Crédito e Débito)

LER MAIS
Produto

4 Maneiras de economizar com o ERP Qualit Construção

LER MAIS
Produto

Cópia de Segurança

LER MAIS
Produto

SPED EFD-Contribuições

LER MAIS
O que você achou? Comente