Orçamento de Obra: Acertando na estimativa.

Introdução:

Que um orçamento é a previsão da obra que será executada você já deve saber, porém acertar nessa estimativa é um grande desafio para os profissionais com as inúmeras variáveis que são apresentadas. Hoje vamos detalhar alguns pontos importantes para você acertar em seu orçamento e obter sucesso na execução, análise de viabilidade financeira e estabelecimento do fluxo de caixa do empreendimento. Em média existe um desvio de 20% (segundo pesquisa realizada pela Deloitte) entre o custo real e o orçamento original, ou seja, você deve executar essa etapa de forma cuidadosa para garantir que esse desvio tenda a zero, garantindo assim o sucesso do seu empreendimento. Hoje vamos lhe ajudar com alguns passos importantes para você chegar nesse objetivo.

Definições.

Existem várias metodologias praticadas no mercado baseado em alguns tipos de empreendimento como tipologias de edificações, edificações comerciais, edificações industriais, obras ferroviárias, rodoviárias, metroviárias, saneamento, transmissão elétrica entre outras. Vamos focar na parte de incorporação, tomando base as normas e metodologias de mercado, abordando alguns elementos básicos do orçamento:

  • Listagem completa de todos os serviços a serem realizados, e suas especificações técnicas;
  • Memorial descrevendo o processo executivo a ser elaborado;
  • Banco com as composições analíticas a serem utilizados e suas respectivas unidades e produtividades;
  • Cálculo dos salários com os encargos e complementares;
  • Levantamento dos custos indiretos e lucratividade esperada para o cálculo do BDI;

Passo um: Levantamento dos custos unitários.

Tenha sempre uma equipe especializada para levantamentos dos custos, o que vai levar seu orçamento para um caminho mais assertivo e diminuir as chances de um imprevisto acontecer. Um sistema de gestão pode lhe ajudar com históricos de preços naquela região do projeto, o que vai fornecer mais precisão e economizar o tempo da sua equipe. Alguns estudos estão disponíveis na rede como o SINAPI, que na falta de uma referência local, pode dar um indicativo para montagem do serviço, ou levantamento de produtividade de um equipamento, entre outros. Esse processo de pesquisa é inevitável para a assertividade de seu orçamento. O seu trabalho de pesquisa não deve se basear apenas no preço aplique os critérios de qualidade agregado ao nível do projeto, em muitas ocasiões o desvio do orçamento acontece por falta dessa preocupação na montagem do orçamento.

Passo dois: Custos diretos e indiretos.

Tenha um bom estudo dos seus custos diretos e indiretos, eles são de extrema importância para o sucesso de seu orçamento. Embora seja mais fácil prever e calcular os custos diretos, tenha uma atenção minuciosa. Realize um mapeamento total dos custos diretos como os insumos, mão de obra, canteiro, equipamentos entre outros. Já os indiretos a atenção é redobrada, pois são custos que não são diretamente aplicadas na sua obra como a administração, as taxas municipais, de concessionárias entre outros. Generalizando, em média os custos diretos correspondem a 80% contra 20% dos indiretos (segundo estudo da UFRGS) Fique atento, realize uma analise geral de valores globais desses custos para checar se eles estão no parâmetro desejável.

Passo três: Atributos do seu orçamento.

  • Determine um bom preço de venda do seu orçamento. Deixe bem claro para você a formatação do BDI. Leve em consideração no seu BDIa administração, tributos, lucro, despesas financeiras e possíveis riscos;
  • É muito importante saber que o seu orçamento tem prazo de validade. Lembre-se você realizou um grande trabalho de pesquisa de mercado e esses valores têm várias variáveis que podem mudar conforme o tempopois o mercado é muito dinâmico. Esse é um dos pontos críticos para o sucesso do seu orçamento.
  • Quanto mais pesquisa você investir no seu orçamento, mais ele vai ser representativo para a execução ou para seu cliente. Isso vai determinar seu sucesso, veja se as premissas adotadas nos projetos são realistas do ponto de vista do seu cliente e de sua execução;
  • Todo orçamento é exclusivo. Por mais que a obra seja parecida, realize a pesquisa, atualize o seu orçamento, os fornecedores, prestadores de serviços e as taxas. Podem ser alterados, ou seja, é sempre bom atualizar a pesquisa;

A Qualit Construção pode lhe ajudar a construir seu orçamento de sucesso. Veja algumas características do nosso produto:

  • Integração total com o fluxo de compras, estoque e financeiro;
  • Apresentação do fluxo do empreendimento;
  • Integração com várias bases de dados como SINAPI e outros órgãos;
  • Criação de uma base própria da sua empresa;

Entre em contato conosco: (81) 99790-2900 – contato@qualit.com.br

Posts relacionados

Artigo

Quem é novo consumidor imobiliário?

LER MAIS
Artigo

Conheça o Programa Casa Verde e Amarela

LER MAIS
Artigo

Como vender mais com o Marketing Digital

LER MAIS
Artigo

Indicadores de desempenho: imprescindíveis à gestão

LER MAIS
Artigo

Wearables na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

Tecnologias Utilizáveis

LER MAIS
Artigo

Principais indicadores – Suprimentos.

LER MAIS
Artigo

Melhore sua experiência digital.

LER MAIS
Artigo

Conhecendo o Qualit Construção – Gestão de Obras.

LER MAIS
Artigo

Principais Indicadores: Financeiro.

LER MAIS
Artigo

ERP Qualit Construção: Suprimentos.

LER MAIS
Artigo

Utilização de Drones na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

ERP Qualit Construção: Uma Plataforma de Resultados.

LER MAIS
Artigo

Tendência na construção civil: Concreto Autocicatrizante.

LER MAIS
Artigo

As Fichas de Verificação são importantes ferramentas para o controle e a padronização na execução dos serviços.

LER MAIS
Artigo

Riscos na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

Aumente sua produtividade no canteiro de obras.

LER MAIS
Artigo

Saiba mais sobre o PBQP-H.

LER MAIS
O que você achou? Comente