As Fichas de Verificação são importantes ferramentas para o controle e a padronização na execução dos serviços.

  • março 9, 2021
  • por Qualit
  • Artigo
  • Comentários desativados em As Fichas de Verificação são importantes ferramentas para o controle e a padronização na execução dos serviços.

As principais verificações que devem estar incorporadas nas etapas do seu projeto são as fichas de verificação de serviços (FVS) e as fichas de verificação de material (FVM), ambas importantes ferramentas nos processos de inspeção, tendo como principal objetivo conferir se o que foi executado ou ofertado está de acordo com o padrão pré-estabelecido pela equipe de qualidade da empresa. As fichas são pontos de controle obrigatório em algumas certificações como por exemplo, a ISO (“International Organization for Standardization” (em português Organização Internacional de Normalização) e o PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat),ou seja, a aplicação das fichas é um ponto fundamental quando se quer ter excelência na padronização e produtividade da equipe.

Para saber sobre o PBQP-H veja nossa matéria: https://www.qualit.com.br/pbqph/

Aprimorando o seu canteiro de obras através das fichas de verificação.

As fichas basicamente são uma listagem de itens a se verificar. Nessa verificação será vistoriado se todos os pontos de controle listados estão de acordo com as normas de qualidade estabelecidas, devendo ser aplicado um critério de medida que normalmente é em percentual para identificar o que está dentro ou fora da margem de tolerância. Sempre que se obtiver um resultado negativo identificamos uma não conformidade, que será registrada alimentando um histórico de ocorrências para que se possa ser analisado posteriormente, sendo combatido com treinamentos, alertas aos fornecedores, inserção de novos equipamentos durante a execução, entre outros. Gerando assim uma melhoria contínua nos processos da empresa. É importante saber que para cada tipo de serviço ou material existe uma ficha específica com pontos críticos para sua avaliação. Claro que para aplicação dessas fichas o colaborador deve ter fácil acesso ao material e ter tido o treinamento correspondente a ficha a ser aplicada.

Principais dificuldades na aplicação das fichas.

Atualmente ainda se enfrenta uma grande resistência na aplicação correta das fichas de verificação por conta da exposição aos erros. Muitas vezes a ficha e a capacitação para sua utilização não estão acessíveis aos colaboradores, isso ocorre principalmente pela rotatividade na equipe ou quando o serviço é executado por uma empresa terceirizada e a mesma não está ambientada com os parâmetros de qualidade estabelecidos. Caso o colaborador ou terceirizado esteja realizando um serviço que já tenha ocorrido uma não conformidade anteriormente e essa informação esteja disponível para o mesmo no momento correto é bastante provável que ele não volte a cometer o mesmo erro. Tendo como premissa crucial o registro dos históricos de ocorrências, podendo assim gerar alertas contra possíveis desvios. O desperdício ocasionado quando depois de entregue há necessidade de fazer algum reparo na obra é enorme. Além de prejudicar o cliente, acarretará um novo custo de insumos e mão de obra para corrigir o erro. As fichas ajudam efetivamente a minimizar esse tipo de ocorrência.

Veja como viabilizar a aplicação das fichas:

A tecnologia é importante aliada para otimizar a formatação, preenchimento e análise dos dados das fichas. Ajudando assim a equipe de supervisão na tomada de decisões, controlando o desperdício de recursos e deixando cada vez mais o papel de lado, possibilitando a geração de resultados que irão refletir no aumento da sua produtividade. Um ponto de controle interessante que um sistema de informação pode proporcionar baseado no registro dos históricos dos acertos e erros durante a execução do projeto é por exemplo o bloqueio do pagamento de um prestador de serviços ou fornecedor de material até que o mesmo cumpra as medidas de qualidade de sua ficha. Disponibilizando assim informações que vão servir de base para o aprendizado nas próximas vezes que o serviço for executado.

Um processo eletrônico informatizado vai lhe proporcionar controles e alertas em tempo real.

Exemplo da montagem da FVS no módulo de Qualidade do ERP QUALIT Construção:

Veja como a Qualit pode lhe ajudar a implantar essa importante ferramenta no seu processo, colaborando assim com a melhoria contínua na sua empresa.

Acesse nosso blog para mais matérias como essa: https://qualit.com.br/blog/

Entre em contato: Contatos : 4007-2498 – contato@qualit.com.br

Posts relacionados

Artigo

Wearables na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

Tecnologias Utilizáveis

LER MAIS
Artigo

Principais indicadores – Suprimentos.

LER MAIS
Artigo

Melhore sua experiência digital.

LER MAIS
Artigo

Conhecendo o Qualit Construção – Gestão de Obras.

LER MAIS
Artigo

Principais Indicadores: Financeiro.

LER MAIS
Artigo

ERP Qualit Construção: Suprimentos.

LER MAIS
Artigo

Utilização de Drones na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

ERP Qualit Construção: Uma Plataforma de Resultados.

LER MAIS
Artigo

Tendência na construção civil: Concreto Autocicatrizante.

LER MAIS
Artigo

As Fichas de Verificação são importantes ferramentas para o controle e a padronização na execução dos serviços.

LER MAIS
Artigo

Riscos na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

Aumente sua produtividade no canteiro de obras.

LER MAIS
Artigo

Saiba mais sobre o PBQP-H.

LER MAIS
Artigo

Organize seu acervo digital com o Qualit Construção.

LER MAIS
Artigo

Controle de Documentos na Construção Civil.

LER MAIS
Artigo

SiAC – Conheça esse sistema de avaliação.

LER MAIS
Artigo

Orçamento de Obra: Acertando na estimativa.

LER MAIS