A Engenharia de Custos ajuda a evitar imprevistos financeiros e garantir a rentabilidade adequada dos seus empreendimentos. O engenheiro de custos atua como gestor financeiro do empreendimento, acompanhando todas as etapas, analisando detalhes, riscos, viabilidade técnica e econômica.
Essa análise passa por gastos necessários, quanto será preciso investir, tempo previsto para a entrega, fornecedores e execução da obra.
Conheça alguns pontos:
● Quanto será gasto;
● Análise econômica;
● Orçamento;
● Análise de risco;
● Ajustes e alterações;
Elaborar o orçamento traz um ponto que merece muito cuidado e atenção: o cálculo do BDI ou Benefícios e Despesas Indiretas. Ele é necessário para chegar ao preço de venda mais adequado, levando em conta todos os custos indiretos. Assim é possível chegar ao custo total.
Como isto é feito?
O BDI leva em consideração alguns fatores que ajudam a compor o custo total do seu empreendimento. Primeiro os custos da pré-obra, que se baseia nas despesas de logística, valor do pré-projeto e toda a burocracia que envolve a documentação necessária para que a obra saia do papel, como licenciamentos, outorgas e alvarás.
Em seguida, vêm os custos da obra, quando o trabalho já começa a tomar corpo e são calculados os valores necessários para cada etapa da construção. Seguem, então, os custos de pós-obra, as despesas de operação e despesas de manutenção (fazendo ajustes necessários antes da entrega final).
Tendo o entendimento correto sobre a importância da Engenharia de Custos é possível fazer do seu empreendimento rentável e competitivo no mercado.
Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo. Compartilhe e deixe seu comentário, queremos muito saber sua opinião sobre esse tema.
Fique com a gente e nos siga nas redes:
Instagram: @quali.ti
Facebook: Qualit TI