- agosto 29, 2023
- by Qualit
- Artigo, Qualidade
- Comentários desativados em ELU e ELS e suas relações na Eng. Estrutural.
ELU e ELS e suas relações na Eng. Estrutural.
No contexto da engenharia estrutural, ELS (Estado Limite de Serviço) e ELU (Estado Limite de Uso) são dois importantes estados de projeto usados para avaliar a segurança e o desempenho das estruturas. Esses estados limites são considerados durante o processo de projeto para garantir que uma estrutura possa suportar as cargas pretendidas e permanecer segura e utilizável durante toda a sua vida útil. Hoje vamos detalhar mais esses conceitos e sua importância com base na NBR 6118:2014 que é a norma para projetos de estruturas de concreto.
Estado Limite Último (ELU):
O Estado Limite Último (ELU) se refere ao limite máximo de carga ou deformação que uma estrutura pode suportar sem sofrer um colapso ou falha estrutural. Neste estado, a estrutura atinge a sua capacidade máxima de resistir a cargas e pode apresentar danos irreparáveis. O objetivo é garantir que, mesmo sob condições extremas de carga ou eventos como grandes vibrações ou ventos fortes, a estrutura seja capaz de suportar as demandas impostas sem entrar em colapso. Por exemplo, no projeto de uma ponte, o Estado Limite Último garantiria que a estrutura seja capaz de sustentar o peso máximo de veículos e pessoas que possam atravessar a ponte ao mesmo tempo, sem colapsar.
Atenção: A maioria das estruturas de concreto armado, como por exemplo, antes de a edificação atingir o ELU, apresentam sintomas através de manifestações patológicas, principalmente nos elementos estruturais, ou seja, durante sua vida útil a obra se comunica com os usuários de sua situação, por isso é fundamental a aplicação das manutenções preventivas.
Estado Limite de Serviço (ELS):
Já o Estado Limite de Serviço (ELS) se refere ao desempenho e à funcionalidade da estrutura em condições normais de uso, neste estado, a estrutura ainda é capaz de cumprir sua função sem causar problemas operacionais ou desconforto aos usuários. Por exemplo, em um projeto de um edifício residencial, o Estado Limite de Serviço garante que as deformações e vibrações da estrutura sob cargas normais (peso próprio da estrutura, ocupação de residentes e ventos moderados) não causem desconforto ou danos aos ocupantes e nem aos equipamentos da edificação, como por exemplo, elevadores. Caso algum tipo de dispositivo de vedação como portas e esquadrias não estiverem funcionando adequadamente, é o indicativo do fim do ELS, e o surgimento de uma patologia funcional.
Ambos os estados são importantes no projeto e na avaliação das estruturas, pois consideram diferentes condições e cenários em que uma estrutura pode operar. O Estado Limite Último é fundamental para garantir a segurança estrutural, enquanto o Estado Limite de Serviço visa proporcionar um desempenho e conforto adequados ao longo da vida útil da estrutura. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre a segurança e a funcionalidade para garantir que a estrutura seja viável e atenda às necessidades dos usuários.
Gostou deste artigo? Compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando as atualizações no Blog da Qualit Construção.
https://qualit.com.br/materiais_reparo_v1/ (Link da Matéria: Materiais para reparo, reforço e proteção.)
https://qualit.com.br/marquises/(Link da Matéria: Ocorrência de colapso em marquises.)
https://qualit.com.br/dicas-para-melhorar-o-controle-e-o-planejamento-dos-seus-projetos/ (Link da Matéria Dicas para melhorar o controle e o planejamento de seus projetos.)
Acompanhe-nos nas redes sociais!
Facebook e Instagram – Qualit Construção
Contatos: 4007-2498 – contato@qualit.com.br
#ERP #sistema #qualit #construcaocivil #erp #software #loteamentos #sustentabilidade #gerenciamento #remoto #orcamento #qualidade #BI #BusinessInteligence #gestaodeobras #obras #suprimentos #compras #estoque #indicadores #gestao #financeiro #planejamento #Impressao3d #Projetos #RDO #diariodeobras #aplicacaodeserviços #aplicacaodecustos #equipamentos #estadolimite # patologias #prevenção
Assine nossa newsletter!
Posts relacionados
Posts recentes
- Revestimentos Autolimpantes: A Solução Inovadora para Superfícies Limpas e Duradouras 14 de outubro de 2024
- Concreto Leve: Inovação na Construção Civil 23 de setembro de 2024
- Plano de Gerenciamento de Resíduos para Construção Civil – PGRCC – Recife. 14 de agosto de 2024
- Licenças e Laudos dos Bombeiros: CLCB e AVCB. 29 de julho de 2024
- Piso de Concreto: Durabilidade, Resistência e Sustentabilidade na Construção Civil 9 de julho de 2024