- junho 22, 2021
- por Qualit
- Artigo
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O segmento da construção civil sempre constituiu uma grande capacidade de investimentos, geração de empregos, tendo uma parcela importante no PIB brasileiro, ou seja, é um setor de grande relevância no cenário macroeconômico do país. Mesmo com esse posicionamento estratégico os gestores da área pouco se interessavam por ferramentas de marketing, a grande maioria dos negócios principalmente nas pequenas e médias empresas eram formatados diretamente com os clientes. Com a pulverização digital e a crescente competitividade no mercado o direcionamento foi mudando de forma acelerada.
Atualmente as construtoras estão investindo bastante no mercado de marketing digital, buscando trazer benefícios à sua marca e atrair clientes em potencial, visto que hoje é a forma mais inteligente de se obter relevância, visibilidade e atingir diversos objetivos de nível estratégico. Os gestores começaram a perceber a mudança do fluxo do mercado real para o virtual. Estimativas apontam que mais de três bilhões de pessoas estejam associadas à grande rede e o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de usuários de internet com aproximadamente 120 milhões de pessoas conectadas segundo a UNCTAD (Conferência das nações unidas pelo comércio e desenvolvimento).
Existe um novo conceito no setor, que é o Inbound Marketing, ou seja, Marketing por atração, diferente do conceito do Marketing tradicional que utiliza a publicidade para atrair clientes, o Inbound Marketing traz o conteúdo relevante como ferramenta de atração do público alvo, buscando disponibilizar informações úteis para o perfil do público que se deseja atrair, criando assim uma relação de confiança antes mesmo de oferecer qualquer produto ou serviço, sendo a base para o desenvolvimento do Marketing Digital.
Mas o que é o Marketing Digital? Objetivamente é o planejamento, ações e análises de estratégias que as empresas devem executar para atrair mais leads para o seu site, redes sociais, blogs, etc… e consequentemente gerar mais negócios no ambiente virtual, aumentado a capilaridade na divulgação de seus produtos e serviços.
Mas o que efetivamente minha empresa precisa constituir para entrar nesse mercado de forma assertiva? O primeiro passo é fortalecer a sua presença digital, através de algumas importantes ações, como:
• Ter um site objetivo com uma navegação simples, intuitiva, com informações que sirvam como um cartão de visitas para o seu possível cliente. Tendo instalado na sua plataforma ferramentas que possibilitem a medição de desempenho, a velocidade de carregamento (que é um item muito importante durante a navegação) e compatibilização para as tecnologias mobiles visto que grande parte do fluxo de acessos vem desses dispositivos.
• O Blog é outra peça fundamental para o seu site, pois é a partir dessa ferramenta que você vai fortalecer as estratégias de marketing e atrair público, mostrando o alcance e a propriedade sobre os temas que sua empresa está inserida.
• Ter um perfil profissional nas redes sociais é outro ponto importante, pois nesse instante em que você está lendo essa matéria, existe um grande fluxo de pesquisa sobre o seu produto ou serviço nas redes sociais. Analise a melhor forma de apresentar sua empresa e quais plataformas você deve investir, uma dica importante e sempre disponibilizar o link do seu blog nas suas redes sociais e lembre-se que cada uma delas tem seu objetivo e forma de apresentação.
• Ter uma equipe que possa através das ferramentas de análises e mapeamento medir as suas atividades, com métricas e indicadores voltados para a sua realidade, possibilitando assim capacidade de passar um feedback em tempo real dos resultados que cada ação realizada resultou em acessos ao seu site e redes sociais.
• Potencializar suas publicações com mecanismos de impulsionamento é uma forma de potencializar todas as ações que você trabalhou ao longo do percurso, lembramos que o seu tráfico orgânico é limitado, o impulsionamento alavanca sua capilaridade para o seu público alvo em cada plataforma.
O crescimento de seu negócio é diretamente proporcional à sua capacidade de inovação, logo otimizar processos e acompanhar seus colaboradores nessa jornada é uma premissa para o sucesso de sua organização.
A Qualit Construção tem décadas de experiência no seguimento da construção civil, sempre estudando a evolução do setor e dos seus processos tecnológicos, tenha o nosso now know a seu favor, veja como o nosso ERP https://qualit.com.br/erp_qualit/unido aos serviços disponibilizados pela nossa equipe técnica podem lhe ajudar a obter mais competitividade.
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