- outubro 28, 2021
- por Qualit
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- Comentários desativados em Como avaliar seus fornecedores de forma eficiente
A competitividade do mercado atualmente gera um número significativo de fornecedores, o desenvolvimento dessas parcerias é muito saudável para ambos os lados, porém os valores dos seus fornecedores devem estar alinhados com os valores de sua construtora para que ocorra uma consolidação a longo prazo dessa sociedade.
A realização da avaliação dos fornecedores é um passo fundamental para o sucesso e qualidade operacional de seus serviços, porém ainda é negligenciada por muitas construtoras, hoje vamos desenvolver esse tema para você.
Por que realizar a avaliação de fornecedores?
Existem diversas vantagens de se institucionalizar esse processo na sua construtora, porém esse tipo de avaliação ajuda a evitar alguns problemas na medida em que é analisado o resultado dessas avaliações, como por exemplo, atrasos na entrega, problema na qualidade e nos quantitativos dos materiais, critérios de segurança no transporte e manuseio dos itens, entre outros.
A partir dos parâmetros definidos pela sua equipe técnica de qualidade, os fornecedores terão ciência de que caso eles não se enquadrem nesses critérios, eles serão eventualmente descartados de participar do processo de cotação da sua empresa, um sistema que lhe forneça essa integração entre a parte de qualidade e suprimentos é um grande diferencial para viabilizar as avaliações.
Quais os principais itens a serem avaliados:
Certificações e respeito às normas legais – Um fornecedor certificado pelos órgãos é mais uma segurança para sua empresa, pois em via geral eles seguem as normas técnica da ABNT, isso lhe traduz em qualidade e confiança nas negociações, veja alguns exemplos de certificações (SiAC, PBQP-H e NBR ISO 9001)
Saiba mais sobre o SiAC: https://qualit.com.br/siac/
Saiba mais sobre o PBQP-H: https://qualit.com.br/pbqph/
Atendimento – É fundamental avaliar o atendimento e o pós venda de seus fornecedores, uma boa comunicação, um sistema de atendimento com históricos, a disponibilidade dos colaboradores e o plano de pós venda é um diferencial para a aprovação.
Entrega – Verifique como foi à entrega dos fornecedores, realize uma inspeção e analise as não conformidades, o prazo de entrega é fundamental para a continuidade dos seus serviços.
Análise das avaliações:
Não adianta apenas executar as avaliações, é crucial levantar esses dados para uma modelagem e apresentação de informações afim de estreitar, sinalizar ou bloquear a relação com os fornecedores, é importante que essa análise seja periódica, atenção em notificar os parceiros de como está a classificação decorrente das avaliações e qual gordura eles possuem, esse feedback é fundamental para a melhoria constante.
Lembre-se que a seleção de seus parceiros é determinante para o sucesso no desenvolvimento de sua edificação, eles influenciam diretamente no desempenho e conclusão de seus projetos.
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