- novembro 11, 2021
- por Qualit
- Artigo
- Comentários desativados em A importância da acessibilidade nas edificações.
Introdução:
Quando estamos falando sobre desempenho da edificação, além de atingir os objetivos do empreendimento, é imprescindível possibilitar que qualquer pessoa possa usufruir de forma dinâmica e com a maior independência possível. Segundo dados levantados em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, quase um em cada quatro pessoas, além de ser uma obrigatoriedade a partir da Lei n° 13.146/2015, a norma regulamentadora que passa as diretrizes para os profissionais de engenharia é a NBR 9050, hoje você vai ficar por dentro de tudo sobre a acessibilidade em edificações.
Definição:
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o centro brasileiro de normatização, e ela apresenta orientações, padrões e critérios a serem seguidos para qualquer edificação, no quesito de acessibilidade, o conceito é apresentado como “a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, por pessoa com deficiências ou mobilidade reduzida”.
O grande objetivo desses parâmetros é promover o uso de maneira autônoma e principalmente com segurança, essas normas foram constituídas com base entre as medidas médias da população, entre os percentuais de 5% a 95%, atualmente as edificações mais antigas não possuem, por exemplo, área contínua de circulação e manobra para as PCR (Pessoas em cadeiras de rodas), o que é muito prejudicial, e é um enorme desafio enfrentado atualmente.
Veja a distribuição:
Principais pontos que os profissionais do segmento devem se preocupar:
Áreas de aproximação, circulação e refúgio – Áreas adequadas para as manobras, remoção dos obstáculos para uma melhor automação e segurança, além de acesso direto para uma saída;
Calçadas rebaixadas – Com objetivo de facilitar o acesso a diferenças de níveis;
Linha-guia – Fornecer orientação direcional;
Piso tátil – Servindo tanto de orientação como também para alertas importantes;
Rotas acessíveis – Conexão favorável para ambientes externos e internos;
Sanitários – Com os acessos e acessórios para auxiliar a utilização e manobra;
Gostou? Esses são alguns pontos, o cenário é bem mais amplo e a responsabilidade é de toda a sociedade, não só na construção das edificações, mas também na manutenção dos espaços e na tolerância que devemos ter com o próximo. Para saber mais sobre o tema assine nosso Newsletter e siga a Qualit nas redes sociais.
Assine nossa newsletter!
Posts relacionados
Posts recentes
- Estratégias Atuais para Financiamento de Projetos de Construção 28 de janeiro de 2025
- Monitoramento em Tempo Real na Construção: Controle Total com Soluções de Nuvem 27 de janeiro de 2025
- A Construção Civil no Verão: Desafios e Soluções para Manter a Qualidade nas Obras 26 de janeiro de 2025
- A Era da Computação em Nuvem: Benefícios para Empresas de Construção Civil 25 de janeiro de 2025
- Redução de Custos com o ERP Qualit Construção: Centralize e Otimize Sua Gestão 24 de janeiro de 2025