Correção Anual - QUALIT

1. Apresentação:

Essa rotina foi desenvolvida especialmente para cadastrar os contratos que vão passar pela rotina de correção anual, cadastrando o mês base do aniversário do contrato.
Basicamente o sistema vai atualizar a 12º parcela do contrato da referência até o vencimento da parcela obtendo esse valor atualizado, o sistema vai automaticamente atualizar todas as parcelas da 13º em diante, e também atualizar a nova data de referência do contrato.

 

2.0. Regras para o contrato participar da Correção Anual:

No momento em que estiver lançando o contrato (caso tenha dúvidas de como realizar o lançamento do contrato, consulte o manual das contas a receber se não possuir sistema de gestão de imóveis, ou o manual de lançamento de contratos do gestão de imóveis) na aba de complementares você deve atentar aos seguintes campos:

Observação o contrato tem que possuir uma moeda vinculada para realizar a correção, e caso você tenha alguma duvida como lançar o contrato e chegar nessa etapa, consulte o manual de “Contas a Receber”.

1º Campo de indicação da Correção Anual.

2º Indicação que todos os títulos desse tipo de lançamento, nesse exemplo são as mensais, vão participar da correção anual.

3º Mês Base: É o mês de controle para executar a atualização.

Confirmando e essas parcelas desse contrato vão ser controlado pela rotina.

 

2.1. Adequando um Contrato que já foi previamente lançado, para participar da rotina de Correção Anual:

Caso o seu contrato já tenha sido lançado e você não realizou as regras do item < 2. > você ainda pode ajustar. Também se for o caso de erro e todas as parcelas estejam com algum erro de lançamento você também pode utilizar essa rotina abaixo para ajustar as parcelas:
Para acessar a rotina o usuário deve acessar em qualquer sistema “Gestão Financeira” no seguinte menu: Informações | Títulos | Arquivo Atual:

Você deve selecionar o contrato ao qual vai ser ajustado, eu utilizei a seguinte seleção:
• Tipo de Contas = Receber.
• Tipo de Documento = CT
• Número de Documento = “0000001”
• Cliente = 0000007
Você deve utilizar os seus critérios, caso tenha dúvida de como realizar essa rotina, consulte o manual de seleção de títulos, lá informamos de forma clara e objetiva como realizar esse procedimento.
Realizado a seleção você deve acessar Operações Especiais | Alterar Campos.

O sistema vai apresentar a seguinte tela:

 

1º Campo de indicação da Correção Anual.

2º Mês Base: É o mês de controle para executar a atualização.

Ajustar os campos acima, tomar cuidado para não alterar outro campo além dos campos marcados, por que o sistema vai aplicar todas as modificações serão aplicadas aos títulos da seleção.

Confirmando o seu contrato está pronto para ser controlado.

2.3. Efetuando a Correção Anual:

Você deve acessar no sistema de Gestão Financeira o sub menu: Gerência | Operações Gerenciais | Correção anual Automática:

Contrato antes de realizar a rotina automática:

Depois da realização da rotina: