Cobrança Bancária. - QUALIT

  1. Apresentação e conceito:

Essa rotina foi desenvolvida especialmente para os clientes, realizarem o intercâmbio eletronicamente de sua carteira de recebíveis para os principais bancos do mercado, uma vez enviado o banco realiza o registro e o cliente decide quem realiza e emissão de acordo com seu contrato.

                  1.1.Atualização:

O banco central determinou uma nova plataforma de cobrança para modernizar a rotina de liquidação de boletos, com novos controles que vão trazer mais controle e segurança para todos os usuários

Uma iniciativa do setor bancário, após as instituições financeiras entenderem que o sistema de liquidação para os boletos bancários precisava ser modernizado. De fato, esse sistema não havia passado por uma modernização desde quando os boletos de pagamento foram criados, em 7 de outubro de 1993, por meio da Carta Circular nº 2.414, que determinou procedimentos para a implantação da compensação eletrônica de cobrança.

Em operação desde julho de 2017, quando passaram a ser processados os boletos de valor igual ou acima de R$ 50 mil, a Nova Plataforma vem gradualmente, incorporando os montantes inferiores a esse valor à sua base de dados. A mais recente etapa do cronograma para funcionamento do novo sistema começou em março, com a incorporação dos boletos de valor igual ou acima de R$ 800,00.

A partir de 24 de março de 2018, os boletos de cobrança de valores igual ou acima de R$ 800,00 passarão a trafegar pela Nova Plataforma da Cobrança para processamento das informações de pagamento, possibilitando aos consumidores maior conveniência e segurança na operação.

                  1.2.Cronograma

  • A partir de 25 de agosto/2018 – R$ 400,00 ou mais
  • A partir de 13 de outubro/2018 – R$ 100,00 ou mais
  • A partir de 27 de outubro/2018 – R$ 0,01 ou mais
  • Em 10 de novembro/2018 – processo concluído, com a inclusão dos boletos de cartão de crédito e de doações, entre outros

Desta forma, a partir de 10 de novembro de 2018, todos os boletos que passarem pela Nova Plataforma deverão estar adaptados ao novo sistema, inclusive aqueles de cartão de crédito e de doação, entre outros, conforme cronograma acima.

Fonte: Febraban

1.3. Como funciona a cobrança.

Com a sua carteira de recebíveis cadastrada no Qualit, o cliente pode realizar a seleção de títulos, por empreendimento, período, cliente específico, data de vencimento, e vários outros critérios de seleção que podem funcionar simultaneamente, então de acordo com o layout configurado pela nossa equipe o Qualit Gestão Financeira vai gerar um arquivo eletrônico, que basicamente vai com ocorrência Inclusão de Títulos, no qual esse arquivo vai ser recepcionado pelo banco, e o banco vai realizar o registro e devolver o arquivo eletrônico com os códigos de registro, com a ocorrência Entrada Confirmada e vai ser recebida pelo Qualit, com esse recebimento o cliente pode gerar os boletos, ou se for o caso o banco vai emitir os boletos de acordo com o contrato firmado, a partir do momento em que os clientes pagam o banco vai liberar outros arquivos de retornos que serão importados pelo Qualit, que vai dá baixa de forma automatizada

  • Tipos de Ocorrência da Remessa:
  • Inclusão de títulos.
  • Alteração de vencimento do boleto.
  • Não protestar.
  • Sustar Protesto.
  • Alterar outros dados.
  • Baixa por ter sido pago diretamente ao cedente.
  • Atualização de valores

Tipos de Ocorrência do Retorno:

  • Entrada Confirmada.
  • Entrada Rejeitada.
  • Alteração do boleto.
  • Liquidação normal.
  • Baixa de boleto.
  • Liquidação no cartório.
  • Baixa simples.
  • Tarifa bancária.

Implantação e Configuração da Rotina de Cobrança Bancária.

Entre em contato 4007-2498, e solicite o servido de implantação, ao qual nossa equipe de consultes estão especialmente preparados para realizar as seguintes operações:

  • Verificar a compatibilidade da versão com a cobrança.
  • Atualizar o arquivo de remessa de acordo com o layout passado pelo banco.
  • Atualizar o arquivo de retorno de acordo com o layout passado pelo banco.
  • Configurar os convênios e os parâmetros do sistema, como ocorrência de envio e retorno de arquivo, informação de protesto, instrução de cobrança, dias para devolução, tipo da carteira, entre outros.
  • Configurar o boleto e suas instruções, de acordo com a necessidade do cliente.
  • Realizar testes de envio.
  • Realizar testes de retorno.
  • Homologação do boleto.

2.0. Incluindo títulos na cobrança bancária:

Para o acesso a essa rotina o usuário deve acessar o sistema de gestão financeira, ir em Informação | Títulos | Arquivo Atual:

Então o sistema vai abrir a tela de seleção de títulos, caso tenha alguma dúvida de como selecionar os títulos, consultar o manual dessa rotina.

Você deve realizar a seleção dos títulos que vão para a cobrança, caso tenha dúvidas para realizar a seleção consulte o manual de, nele você vai ter um detalhe de como realizar essa operação.

A obrigatoriedade mínima para geração da cobrança são:

  • Tipo de Conta = A Receber.
  • Situação = aberta

Porém não impede de o usuário incrementar outros, como:

  • Centro de Custo.
  • Datas de vencimento, previsão de baixa.
  • Tipo de lançamento.
  • Tipo de Embolso
  • Tipo de documento entre outros.

Depois que os critérios de seleção forem aplicados, você deve conferir os títulos na tela, e depois gerar a remessa:

Confirmando o sistema vai gerar o arquivo no local indicado, você deve importar o arquivo eletrônico no seu portal do banco gerado, no caso acima Banco do Brasil SA, conta corrente: 123512, de acordo com a instrução e programa passado pelo seu banco comercial.

2.1. Realizando uma alteração de uma remessa já registrada:

Primeiramente você deve realizar as alterações no título no Qualit, então vamos enviar uma remessa com a alteração desses dados:

Para o acesso a essa rotina o usuário deve acessar o sistema de gestão financeira, ir em Informação | Títulos | Arquivo Atual:

Nessa seleção, o título que foi alterado deve está incluso.

Selecionando títulos:

Você deve realizar a seleção dos títulos que vão ter seus dados alterados para a cobrança, caso tenha dúvidas para realizar a seleção consulte o manual, nele você vai ter um detalhe de como realizar essa operação.

A obrigatoriedade mínima para geração da cobrança são:

  • Tipo de Conta = A Receber.
  • Situação = aberta

Porém não impede de o usuário incrementar outros, como:

  • Centro de Custo.
  • Datas de vencimento, previsão de baixa.
  • Tipo de lançamento.
  • Tipo de Embolso
  • Tipo de documento entre outros.
  • Cliente

Depois que os critérios de seleção forem aplicados, você deve conferir se o título que você deseja alterar está fazendo parte da seleção.

Depois da conferência você deve ir em operações especiais e cobrança bancária, e selecionar a conta da remessa original e as seguintes ocorrências estão disponíveis para alteração:

2.2. Excluindo um título da Cobrança Bancária:

Para o acesso a essa rotina o usuário deve acessar o sistema de gestão financeira, ir em Movimentação | Cobrança Bancária | Remessa:

Então o sistema vai abrir a listagem das Remessas:

A. Janela de Listagem dos registros de remessa.

  • Registro sequencial da remessa.
  • Número do banco que foi gerado a remessa.
  • Agência que foi gerado a remessa.
  • Conta Corrente que foi gerado a remessa.
  • Data da geração da remessa.
  • Quantidade de registros da remessa.
  • Valor total do registro de remessa.

B. Detalhes dos títulos da remessa.

  • Número do bloquete.
  • Número de registro do qualit.
  • Tipo de documento.
  • Nome do sacado.
  • Data de vencimento do título.
  • Valor do bloquete.

C. Botões de manutenção

  • Excluir o registro selecionado.
  • Consultar o registro de remessa.
  • Impressão da listagem dos títulos da remessa.
  • Fechar a rotina.

Para excluir o registro de remessa, selecione o registro que deseja excluir, e depois clique em excluir confirme as setas indicam.

2.3. Painel de movimentação dos registros de ocorrências:

Nessa tela, você tem a possibilidade de consultar qualquer movimentação de cobrança em um determinado título:

Para o acesso a essa rotina o usuário deve acessar o sistema de gestão financeira, ir em Movimentação | Contas a receber | Alterar | Histórico de Cobrança:

Então o sistema vai abrir a tela:

3.0. Apresentação da tela de Retorno:

Para o acesso a essa rotina o usuário deve acessar o sistema de gestão financeira, ir em Movimentação | Cobrança Bancária | Retorno:

O sistema vai apresentar a seguinte tela:

A.Janela com a listagem dos registros de remessa:

  • Sequencial de inclusão de retorno.
  • Código da conta no Qualit.
  • Código do banco.
  • Data de inclusão do registro de retorno.
  • Quantidade de registros da remessa.
  • Valor total do registro de retorno.
  • Situação do retorno

B. Busca pelo código sequencial do retorno.

C. Botões de manutenção da rotina de retorno bancário:

  • Incluir um novo retorno
  • Consultar um registro de retorno.
  • Excluir um retorno selecionado.
  • Baixar um retorno.
  • Reativar um retorno baixado.
  • Imprimir
  • Atualizar
  • Sair da rotina.

D. Detalhe do registro selecionado.

E. Janela de detalhamento dos títulos do retorno selecionado.

  • Número do Bloquete.
  • Nosso número.
  • Tipo de documento.
  • Número de documento.
  • Nome do sacado.
  • Data de vencimento.
  • Valor do Bloquete

3.1. Incluindo um arquivo de retorno:

Para o acesso a essa rotina o usuário deve acessar o sistema de gestão financeira, ir em Movimentação | Cobrança Bancária | Retorno | Incluir:

O sistema vai abrir a seguinte tela:

3.2. Baixando os títulos via retorno bancário:

Para o acesso a essa rotina o usuário deve acessar o sistema de gestão financeira, ir em Movimentação | Cobrança Bancária | Retorno | Baixar:

Você tem que selecionar o arquivo de retorno em aberto e clicar em baixa, como está indicado nas setas acima, então o sistema vai abrir a tela de baixa da rotina:

4.0. Impressão e Conferência da Rotina:

4.1. Remessa:

Para o acesso a essa rotina o usuário deve acessar o sistema de gestão financeira, ir em Movimentação | Cobrança Bancária | Remessa | Imprimir :

O sistema vai abrir a seguinte tela:

Então o relatório é apresentado:

4.3. Retorno:

Para o acesso a essa rotina o usuário deve acessar o sistema de gestão financeira, ir em Movimentação | Cobrança Bancária | Retorno| Imprimir :

Então a tela é apresentada, você deve selecionar o retorno e clicar em imprimir: