Resíduo de Contrato. - QUALIT

1.0. Apresentação e Conceito:

Para facilitar as operações gerenciais de nossos clientes, o nosso setor de desenvolvimento criou uma rotina automática para o controle dos resíduos dos contratos, é caracterizado como resíduo de contrato toda diferença encontrada nos títulos de contas a receber ao qual não foi lançado um novo título, com isso periodicamente o gestor pode gerar essa diferença para o cliente pagar.

 

2.0. Modalidade de resíduo na baixa (um título para cada resíduo de parcela).

No momento em que o usuário baixa o título e que tenha alguma identificação de diferença como NT, o sistema vai perguntar se esse valor é de resíduo de contrato, confirmando o sistema registrar ou seja guardar o valor de resíduo, e no segundo momento o usuário pode agrupar esses resíduos e gerar um único boleto, veja como proceder:
No sistema de Gestão Financeira você deve seguir: Movimentação | Contas a Receber | Selecionar o título da baixa | Clicar em Baixa:

Observação: Caso tenha alguma dúvida de como realizar a baixa do título, favor consultar o manual de contas a receber.

O sistema vai apresentar a tela de baixa do contas a receber:

Observação: Caso você tenha dúvidas na baixa dos títulos, favor consultar o manual da rotina de baixa.

A.O valor recebido tem de ser menor do que o valor a receber, para gerar a diferença para o acumulado do resíduo de contrato.

B.Esse campo indica o valor da diferença.

C.Esse campo indica o motivo da diferença, caso o usuário indique outro motivo o sistema não vai identificar como resíduo de contrato.

Confirmando o sistema vai realizar as seguintes perguntas:

2.1. Modalidade de Resíduo: Geração Automática:

Essa rotina vem facilitar caso o usuário não realize a geração um a um na baixa, informa apenas a diferença na baixa, em um intervalo de período do contrato o sistema acumula os valores, e gera um único título para o período informado.

No sistema de Gestão Financeira você deve seguir: Movimentação | Contas a Receber | Selecionar o título da baixa | Clicar em Baixa:

Observação: Caso você tenha dúvidas na baixa dos títulos, favor consultar o manual da rotina de baixa.

A.O valor recebido tem de ser menor do que o valor a receber, para gerar a diferença para o acumulado do resíduo de contrato.

B.Esse campo indica o valor da diferença.

C.Esse campo indica o motivo da diferença, caso o usuário indique outro motivo o sistema não vai identificar como resíduo de contrato.

Confirmando a baixa o sistema vai realizar as seguintes perguntas:

Não vamos gerar um novo título, vamos deixar a informação de diferença na baixa de cada título, para que no período o sistema acumule esses valores e gere um único título.

3.1. Gerando o acumulado dos resíduos:

No sistema de Gestão Financeira você deve seguir: Gerência | Operações Gerenciais | Resíduo de Contrato | Gerar Resíduo Automático: 

Então o sistema vai apresentar a tela principal da geração:

3.2. Zerando o resíduo de contrato:

Caso o usuário queria anular o resíduo de um cliente, deve acessar a seguinte rotina:

No sistema de Gestão Financeira você deve seguir: Gerência | Operações Gerenciais | Resíduo de Contrato | Zerar resíduo de contrato:

O sistema vai apresentar a seguinte tela:

Incluindo o tipo de documento seguido do número do contrato, confirmando a operação o sistema vai anular o resíduo