Centro de Custo.

  1. Apresentação e Conceito:

Centro de custo é uma maneira de separar uma empresa em vários setores, cada um deles com uma parcela de responsabilidades operacionais, financeiras e econômicas. Todos os centros de custos juntos representam a empresa inteira, mas cada um possui independência quando comparado com o outro.

Um centro de custos também pode ser entendido como uma unidade dentro de uma empresa que pode representar, por exemplo, um projeto ou departamento da empresa. Os centros de custos podem ser considerados maneiras eficientes de agrupar receitas e despesas, propiciando um melhor conhecimento e análise das partes do negócio.

Ele serve para deixar os diversos setores de uma empresa com mais autonomia, fragmentando-a em diversos pequenos setores, e estes serão responsáveis tanto pela geração de receitas quando pela aplicação dos recursos em despesas. Por isso, a denominação de centro de custo.

1.2.Importância da estrutura de centro de custos:

É fundamental ter a relação identificada dos setores, e os seus responsáveis, isso vai refletir em todos os seus relatórios, detalhando corretamente os centros de custos em níveis, o sistema vai lhe entregar um fluxo de caixa mais assertivo como por exemplo. É importante para qualquer tipo de negócio sejam eles pequeno, médio ou grande, pois elas vão lhe ajudar a crescer com sua empresa. O Qualit lhe possibilita ter três níveis de separação dos códigos, e outros dois grandes grupos analítico e sintético, que vai lhe ajudar a lançar corretamente as movimentações.

  • Controle dos lançamentos de recebíveis ou pagamentos, garantir que esses lançamentos sejam incluídos no nível correto, utilizando o conceito de centro de custo analítico e sintético.
  • Uma boa definição do centro de custos, gera uma melhor saída de dados para a tomada de decisão.

2.Incluindo um novo centro de custo:

Para acessar a rotina o usuário deve acessar em qualquer sistema o seguinte menu: Cadastramento |Centro de Custos:

Então o sistema vai abrir a tela da rotina:

 

Clicando em incluir o sistema vai abrir a seguinte tela:

          2.1. Incluindo um agrupamento de centro de custo:

Para acessar a rotina o usuário deve acessar em qualquer sistema o seguinte menu: Cadastramento | Centro de Custos:

O sistema vai abrir a seguinte tela:

  

           2.2.  Incluindo um sub-agrupamento de centro de custo:

Para acessar a rotina o usuário deve acessar em qualquer sistema o seguinte menu: Cadastramento | Centro de Custos:

O sistema vai abrir a página:

  

           2.3. Gerando  centro de custo automaticamente:

Para acessar a rotina o usuário deve acessar em qualquer sistema o seguinte menu: Cadastramento | Centro de Custos | Gerar automático:

           2.4. Alterando um centro de custo:

Para acessar a rotina o usuário deve acessar em qualquer sistema o seguinte menu: Cadastramento | Centro de Custos | Alterar:

Então você pode alterar qualquer informação e salvar o registro.

          2.5. Excluindo um centro de custo:

Para acessar a rotina o usuário deve acessar em qualquer sistema o seguinte menu: Cadastramento | Centro de Custos | Excluir.

Observação: Só poderá ser excluído um centro de custo inativo, e que não possua qualquer tipo de movimentação.