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Avaliação de Riscos de Acidentes em Estruturas de Concreto Moldadas In loco: Um Enfoque na Segurança do Trabalho na Construção Civil

A Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada – REPA é uma publicação trimestral, em formato eletrônico, da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE), que a partir de agora será disponibilizada  também em parceria com o blog da Qualit Construção. Tendo como objetivo ser um canal permanente de divulgação de trabalhos científicos. As edições serão compostas por artigos em fluxo contínuo ou edições especiais com artigos que podem ser apresentados em eventos científicos. 

Resumo:

O sistema construtivo com  estrutura de concreto moldado in loco é reconhecido por sua eficiência em termos de custo e velocidade de execução. No entanto, o baixo custo associado a esse método muitas vezes pode resultar em investimentos inadequados na segurança do trabalho, uma vez que a construção civil é conhecida pelos seus altos riscos ocupacionais. Hoje vamos abordar a importância da identificação e análise de riscos de acidentes em obras que empregam esse sistema construtivo.

O estudo foi conduzido em três etapas distintas:

Estudo de Caso e Caracterização da Obra:

inicialmente, foi realizado um levantamento detalhado das características da obra em questão, incluindo sua localização, dimensões, prazos e particularidades do sistema construtivo utilizado. Essa etapa é crucial para compreender o contexto específico sobre como os riscos de acidentes estão inseridos.

Desenvolvimento e Aplicação de Checklist:

Com base no estudo de caso, foi desenvolvido um checklist abrangente para identificar os riscos potenciais de acidentes durante as diversas etapas da construção. Esse instrumento de avaliação foi aplicado de forma sistemática ao longo da obra, permitindo a identificação de desacordos e áreas de maior vulnerabilidade.

Avaliação dos Riscos Identificados:

Utilizando o método HRN (Hazard Rating Number), os riscos identificados foram classificados e priorizados de acordo com sua gravidade e probabilidade de ocorrência. Esta avaliação proporcionou uma base sólida para a elaboração de medidas de contenção, correção e prevenção, que devem ser adotadas pela gestão da obra.

Observação: Vamos escrever uma série sobre esses métodos de avaliação de riscos, iniciando pelo HRN.

Resultados e Discussão:

Durante a aplicação do checklist, foram identificados 471 desacordos, com a maioria relacionados à montagem e desmontagem das fôrmas  metálicas. Esses resultados destacam a importância de medidas específicas para mitigar os riscos associados a essa atividade. A análise quantitativa dos riscos, utilizando o método HRN, permitiu uma priorização eficiente das medidas de segurança a serem cumpridas.

Conclusão:

A avaliação de riscos de acidentes em obras de estrutura de concreto moldadas in loco é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores. A metodologia proposta neste estudo demonstra ser eficaz na identificação, análise e priorização de riscos, fornecendo uma base sólida para a implementação de medidas preventivas e corretivas. É imperativo que a gestão da obra esteja comprometida em aplicar essas medidas de forma sistemática, protegendo a integridade física e o bem-estar dos trabalhadores. 

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