Pagamento Eletrônico - QUALIT

  1. Conceituação:

O sistema de pagamento eletrônico do Qualit, simplifica, automatiza e dá segurança ao processo de liquidação das contas a pagar da sua empresa, realizando pagamento aos seus fornecedores por meio de uma transmissão de dados entre o Qualit e o Banco.

Além de facilitar a rotina diária de pagamentos, o Qualit lhe oferece ganho de produtividade, redução dos custos operacionais internos, com essa rotina, além pagar os títulos o Qualit também gera registros para agendar pagamentos, que no vencimento só precisam da autorização, facilitando a operação e melhorando o fluxo de caixa da empresa.

  • Vantagens de utilizar o pagamento eletrônico:
  • Possibilidade de agendamento dos pagamentos, transferências.
  • Aumento da segurança e produtividade.
  • Mais organização na operação de contas a pagar de sua empresa.
  • A obtenção dos arquivos pelo Banco por meio de assinaturas digitais configuráveis e atribuição de valores exclusivos para cada utilizador.
  • Melhora a montagem do fluxo de caixa.

1.1. O que pode ser pago pelo sistema de pagamento eletrônico do Qualit:

  • Teds
  • Docs
  • Créditos em Contas
  • Ordem de Pagamento
  • Pagamentos de boletos
  • Tributos

*Observação: Conferir o a habilitação do convênio bancários aos itens acima.

  • Detalhamento das modalidades:
Fornecedores Tributos
Crédito em conta corrente ou conta poupança. Darf Simples – Documento de Arrecadação de Receitas Federais.
Emissão de DOC – Documento de ordem de crédito. Darf Preto – Documento de Arrecadação de Receitas Federais, para empresas integrantes do simples nacional.
Emissão de TED – Transferência eletrônica Direta GARE DR – Guia de Arrecadação de Receitas Estaduais
Ordens de Pagamento. GARE ICMS – Guia de Arrecadação de Receitas Estaduais é o documento utilizado para recolher ICMS e demais receitas públicas estaduais ainda não compreendidas pelo DARE.
Títulos Registrados pelo próprio banco. GPS – Guia da Previdência Social.
Títulos Registrados por outros bancos. GNRE – Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais.
Concessionárias FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Contas de Consumo GARE 120 – Guia de Arrecadação de Receitas Estaduais
IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano
ISS – Imposto sobre serviço de qualquer natureza.

1.2.Resumo do funcionamento:

Os títulos para pagamentos deverão ser selecionados, e realizados a troca de arquivos de remessa e retorno entre o sistema Qualit e o Bradesco.

O usuário deve indicar quais títulos no Qualit vão participar da remessa, e qual modalidade acima cada determinado título participa.

Na seleção dos títulos, para remessa poderão conter agendamentos de títulos para pagamentos futuros, assim como para o próprio dia pagamento até às 19h30 (horário de Brasília), com exceção a TED que deve ser enviada até as 15h30 (horário de Brasília).

*Observação: Regra geral do BACEN, é importante verificar os critérios do seu banco.

 

2.0.  Cadastrando um título para a remessa de pagamento eletrônico:

No sistema financeiro você pode realizar o seguinte acesso: Movimentação à Contas a Pagar | Todos à Alterar | Pagamento eletrônico, veja os passos:

2.1. Cadastrando um título de tributos para remessa de pagamento eletrônico:

 

3.0 Geração do arquivo de pagamento eletrônico:
Após o usuário informar os dados de pagamento a fornecedor ou pagamento de tributos do item desse manual: 2.
Você pode gerar a remessa através desse caminho: Sistema Gestão Financeira | Informações | Títulos | Arquivo atual:

O sistema vai apresentar a tela de seleção de títulos:

  1. Os critérios de seleção devem ser:
    1. C . C. Pag. Eletr. Fornece = <Conta que o usuário configurou os títulos>
    2. Data de efetivação do Pag Eletrônico, indicar a data.

O sistema vai selecionar os títulos, depois que o sistema selecionar os títulos você deve acessar:

Observação: Caso tenha dúvidas de como realizar a seleção de títulos, favor consultar o manual dessa rotina.

O sistema de transmissão de cada banco deve está disponível para você, caso tenha alguma dúvida, ligue para o suporte que vamos lhe informar como proceder.

3.1. Excluindo um arquivo de Remessa:

Para excluir um arquivo já gerado, você deve acessar Sistema Gestão Financeira | Movimentação | Pagamento eletrônico | Remessa:

 

3.2. Excluindo um título da remessa:

Caso você queria apenas excluir um dos títulos da remessa você deve acessar:
Sistema Gestão Financeira | Movimentação | Pagamento eletrônico | Remessa:

3.3.   Retorno do Pagamento eletrônico:

Sempre deve ser importado o arquivo de retorno, para confirmar que o titulo foi cadastrado com sucesso, rejeitado, ser liquidado, entre outros, o sistema vai indicar qual status está o título no banco.
Você deve acessar: Sistema Gestão Financeira | Movimentação | Pagamento Eletrônico | Retorno.

  1. Sequencial do retorno de pagamento.
  2. Conta corrente do Retorno.
  3. Arquivo indicado pelo usuário ao qual está o retorno.
  4. Data da inclusão do retorno.
  5. Informações da Conta, para conferência.
    1. Banco
    2. Agência
    3. Conta corrente.

Depois de Confirmar vamos detalhar a tela de Retorno:

3.4. Excluindo um retorno de pagamento eletrônico:

Para excluir um retorno já registrado no sistema, você deve acessar no Gestão Financeira: Movimentação | Pagamento Eletrônico | Retorno:

4.0. Relatório de Pagamento:

Esses três relatórios que vamos apresentar está localizado em: Movimentação | Pagamento Eletrônico | Retorno | Impressão.

4.1. Listagem Padrão:

4.2. Comprovante de Pagamento