Grupo de Itens.

1.0. Apresentação.

O grupo de itens vem trazer para o sistema uma classificação dos insumos, equipamentos, mão de obra, produção, empreiteiros, composições, transporte e verba, essa classificação  e organização é importante para facilitar o usuário a encontrar com facilidade esses itens para a utilização nos sistemas orçamento, compras e estoque.

Observação: O código estruturado do Qualit é composto de 3 itens:

Grupo de itens (composto de 2 caracteres) + Subgrupo de item (composto de 3 caracteres) + Referência do item (composto de 4 caracteres ou mais, dependendo da configuração)

Por exemplo: Grupo 01 – Agregados, SubGrupo 001 – Areias, Referência 0005 – Areia Lavada.

Nesse documento vamos explicar como cadastrar o primeiro componente os grupos de itens.

2.0 Apresentando a rotina de grupo de itens:

Para acessar a rotina você deve acessar qualquer um desses módulos:

  • Gestão de Compras.
  • Controle de Estoque.
  • Orçamento e Planejamento de Obras e Controle de Obras.
  • Faturamento.
  • Gestão de Equipamentos.

No mesmo caminho: Cadastramento | Grupos:

Em seguida, vamos detalhar os campos para você:

A- Botões de manutenção.
– Inclusão de um novo grupo de itens.
– Alteração do grupo de itens selecionado.
– Exclusão do grupo que não tenha subgrupos cadastrado.
– Consultar grupo selecionado.
– Rotina de impressão.
B- Janela principal com a listagem dos grupos:
– Código do grupo.
– Descrição do grupo.
– Indicação se controla ou não o estoque.
– Indicação se existe sub-item.
C- Botões de manutenção secundários.
– Atualizar o custo total unitário, dos itens de um determinado grupo.
– Atualizar preço de venda, de todos os itens do grupo selecionado.
– Rotina de segurança dos grupos.

2.1. Incluindo um novo grupo.

Para a inclusão de um novo grupo na base de dados, acesse: Cadastramento | Grupos | Incluir:

Em seguida:

A- Indique o código do grupo.
B- Indique a descrição do grupo.
C- Indique o complemento do grupo.
D- Indique os parâmetros:
– Se o grupo controla ou não o estoque.
– Utiliza sub-item no cadastro dos itens.
– Indicação da utilização do código de barras por base ou item.
– Se o código de barras terá o padrão EAN-13.(EAN-13 (sigla de European Article Number)O código de barras EAN 13 consiste de 13 dígitos, onde os 3 primeiros são a identificação do país de origem. A seguir ao código do país de origem do produto vem o código da empresa fabricante e do produto por ela produzido, no total a soma destes dois códigos resultará em 9 dígitos, sendo o número de dígitos de cada um deles dependente da necessidade de codificação dos produtos de cada empresa.)
– Indicação se ao cadastrar o item, o sistema vai apresentar o código de referência automaticamente.
– Indicação se ao da entrada em qualquer item desse grupo, o sistema vai imprimir etiqueta.
– Indicação se esse grupo faz parte da rotina de manutenção do sistema de gestão de equipamentos.
E- Quantidade de dígitos para a referência do item.
F- Unidade padrão dos itens desse grupo.
G- Tipo do grupo, podendo ser Material, Equipamentos, Mão de Obra, Produção, Empreiteiros, Composições, Verbas e Transporte.
H- BDI e Percentual de Lucro do grupo, onde vão ser aplicados no sistema de orçamento.
I- CFOP para dentro de fora do estado. – Código Fiscal de Operações e Prestações
J- Caso você queria obrigar o usuário a introduzir a descrição completa do item, marque esse parâmetro.

Indicando os dados acima e clicando em salvar o grupo já pode ser utilizado.