BLOG

BLOG VELHO

Curva ABC.

1.0. Apresentação e Conceito: Conceitualmente a Curva ABC, tem base as teorias de Vilfredo Pareto, é basicamente uma classificação a fim de juntar os itens de maior peso. No Qualit criamos uma rotina especifica para controle desses itens de maior peso, ela pode ser integrada ao módulo de orçamento e acompanhamento de obras. Com essa […]

Ler mais

Riscos na Construção Civil.

A Construção Civil é um campo que possui particularidades próprias diferentemente de outras indústrias.Isso porque cada projeto é um universo que tem suas definições, especificações e objetivos, além de que sua execução pode mudar para cada espaço geográfico em que será executado.Na maioria dos casos, a mão-de-obra, materiais, equipamentos e a própria obra estão expostos a intempéries que podem ocasionar danos e atrasos.A intervenção de várias pessoas de áreas diferentes na obra, como fornecedores, terceirizados,e a própria equipe no mesmo espaço pode originar conflitos, dificuldades na comunicação e nos registros. A Gestão do Risco tem recebido um reconhecimento pelo mercado como um importante mecanismo de gestão dos projetos, com o intuito de sondar alguns parâmetros críticos no que se tange ao tempo, custo, segurança, qualidade e sustentabilidade.

Ler mais

Aumente sua produtividade no canteiro de obras.

Valendo-se do cenário atual, é hora de realizar alguns ajustes para aumentar sua produtividade na execução de seus projetos. Atualmente as empresas que se utilizam da tecnologia e cultura de redução de desperdícios, saem na frente no quesito competitividade.Buscando uma maior eficiência, sua empresa entrega mais resultados em menor tempo, ou seja, você deve investir em algumas melhorias.Sabemos que é bem difícil medir os desperdícios, sejam eles de insumos ou mão de obra.A nossa equipe têm algumas dicas para você:

Ler mais

Saiba mais sobre o PBQP-H.

Visando transformar a área da construção em um setor mais produtivo e sustentável,em 1998 o Governo Federal criou o PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), que está relacionado à secretaria Nacional de Habitação. Esta certificação é regida pela portaria de número 383 de 14 de julho de 2018. Construtoras e incorporadoras com esse certificado tem direito aos incentivos do Governo Federal como, por exemplo, o programa “Minha casa Minha vida”, além de poder participar de licitações, serviços e obras públicas com financiamento junto à CEF – Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil. Hoje vamos falar um pouco mais dessa certificação para você!

Ler mais

Controle de Documentos na Construção Civil.

Uma grande responsabilidade na gestão das construtoras e incorporadoras é o controle com o material intelectual dentro e fora da empresa. Organização e padronização são premissas básicas para salvaguardar e facilitar o acesso aos documentos. Existem algumas normas estabelecidas que ajudam a trilhar esse caminho. Todo esse acervo é um histórico vivo de qualquer organização. Hoje vamos falar sobre o gerenciamento dos documentos e sua importância para a continuidade e sucesso do seu empreendimento.

Ler mais

SiAC – Conheça esse sistema de avaliação.

O que é o SiAC? Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil. O tema de hoje tem como objetivo deixar você por dentro desse sistema. Passando informações sobre os seus objetivos, definições, vantagens e incidências.  Basicamente o SiAC é o parâmetro de avaliação da empresa para a certificação PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e produtividade do Habitat)principalmente no que se refere a Qualidade dos empreendimentos. Os conceitos que o SiAC utiliza tem por base as normas da ISO 9001. Venha conhecer um pouco mais sobre o SiAC.

Ler mais

Orçamento de Obra: Acertando na estimativa.

Que um orçamento é a previsão da obra que será executada você já deve saber, porém acertar nessa estimativa é um grande desafio para os profissionais com as inúmeras variáveis que são apresentadas. Hoje vamos detalhar alguns pontos importantes para você acertar em seu orçamento e obter sucesso na execução, análise de viabilidade financeira e estabelecimento do fluxo de caixa do empreendimento.

Ler mais

Gerenciamento remoto na construção civil.

O gerenciamento remoto já é uma realidade no setor da construção civil.A acessibilidade e o avanço da tecnologia permitem que os gestores possam controlar vários processos a distância de forma instantânea, gerando agilidade e diminuindo os custos. Claro que nem todos os serviços podem ser controlados de forma remota, porém alguns pontos críticos de controle como gerenciamento da equipe, documentos, registros, fornecedores, prestadores de serviços entre outros você pode acompanhar a distância.Hoje vamos apresentar como aperfeiçoar alguns desses processos.

Ler mais

Sustentabilidade em obras de edificações.

A construção civil representa uma das atividades de maior impacto ao meio ambiente, gerado pelo processo de execução das obras vinculado ao grande número de canteiros em atividade simultaneamente, o que vem despertando cada vez mais uma maior responsabilidade com as consequências da atividade. As práticas de sustentabilidade  estão em evidência em todo mundo e chegam com grande força ao Brasil. Vários estudos estão sendo realizados buscando orientar novas formas para diminuição dos impactos, hoje vamos falar um pouco sobre essas ações.

Ler mais